PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANA PATRICIA SILVA MOURA

DISCENTE: ANA PATRICIA SILVA MOURA
DATA: 22/09/2022
LOCAL: Remota
TÍTULO: A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE MULHER, GÊNERO E FEMINISMO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Mediação da informação; Mulheres; Gênero; Feminismo; Protagonismo social das mulheres.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação
RESUMO: O objetivo geral deste trabalho é analisar a mediação consciente da informação em dissertações e teses produzidas sobre mulher, gênero e feminismo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) acadêmicos no Brasil indexados nos repositórios institucionais. Para alcançar essa finalidade, foram elencados três objetivos específicos: a) mapear as dissertações e as teses produzidas sobre mulher, gênero e feminismo nos PPGCIs no Brasil; b) identificar as/os pesquisadoras/es que mediaram conteúdos informacionais atinentes aos temas; c) relacionar os conteúdos informacionais mediados conscientemente pelas pesquisadoras com a mediação consciente da informação, demonstrando a subversão das questões de gênero, raça e LGBTQIAP+. No que concerne à metodologia, a pesquisa é do tipo documental, descritiva e bibliográfica. Os dados foram tratados com base nas abordagens qualitativa e quantitativa e coletados nos repositórios institucionais em que estão inseridos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais e Estaduais de ensino superior do Brasil e no currículo lattes das/os pesquisadoras/es. As variáveis adotadas foram: instituição em que a pesquisa foi defendida; linha de pesquisa à qual está vinculada/o no PPGCI; ano em que a dissertação ou a tese foi defendida; metodologia; campo de pesquisa e palavras-chave utilizadas no trabalho. No que tange às/aos pesquisadoras/es, identificaram-se a autoria, a vinculação institucional, o gênero, a formação acadêmica e a titulação. Na amostra do estudo, mapearam-se 28 dissertações e 7 teses, das quais 86,1% foram produzidas por pesquisadoras e 13,9%, por pesquisadores. O estudo indicou, ainda, que 66,7% dos trabalhos foram orientados por mulheres e 33,3% por homens. Os resultados apontam que a mediação dos conteúdos informacionais produzidos nas dissertações e nas teses sobre mulher, gênero e feminismo disseminam conhecimentos sobre direitos, cidadania e desnaturalização das desigualdades de gênero, o que contribui para visibilizar a interface mulheres, gênero e o fenômeno informacional de forma a favorecer o protagonismo social das mulheres.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES