PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: PRISCILLA DE MELO ALMEIDA

DISCENTE: PRISCILLA DE MELO ALMEIDA
DATA: 21/09/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: A INFORMAÇÃO E O EMPODERAMENTO DE MULHERES QUE SÃO MÃES E PESQUISADORAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Mulheres. Gênero. Pandemia Covid-19. Empoderamento. Divisão sexual do trabalho..
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A pandemia da Covid -19 causou impacto em todos os grupos sociais da sociedade, em especial, nas mulheres, tradicionalmente responsáveis pelo trabalho doméstico não remunerado, pela educação dos(as) filhos e pelo cuidado com os(as) familiares. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a informação no processo de empoderamento de mulheres que são mães e pesquisadoras e conciliaram a maternidade com o trabalho de pesquisa em tempos de pandemia da Covid-19. Para isso, foram elencados três objetivos específicos: a) verificar como a tradicional divisão sexual do trabalho, ancorada em esquemas hegemônicos de gênero, afetou a vida das discentes mães do PPGCI/UFPB; b) analisar como as discentes mães vivenciaram o confinamento, a conciliação dos trabalhos acadêmicos, os cuidados com familiares e o acompanhamento dos(as) filhos(as) nas tarefas escolares; e c) descrever de que forma a informação contribuiu com o processo de empoderamento das mulheres para enfrentarem as desigualdades de gênero no período de pandemia.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES