PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARILIDIA DE LOURDES SILVA DE SOUZA

DISCENTE: MARILIDIA DE LOURDES SILVA DE SOUZA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Modo remoto
TÍTULO: ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SUAS POSSIVEIS CONTRIBUIÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Gestão da Informação. Lei Geral de Proteção de Dados.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: A presente pesquisa apresenta a análise dos processos de gestão da informação e da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. O objetivo geral foi analisar o processo de gestão da informação e suas possíveis contribuições na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados no TRE-PB. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as ações e práticas da GI conforme modelo aludido por Chun Wei Choo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se o método qualitativo e como estratégia de pesquisa o estudo de campo. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise de documentos. Os resultados relevaram existem fragilidades em todas as etapas do processo de Gestão da Informação dificultando, sob variados aspectos, a implementação da LGPD no Tribunal. Por fim, tais resultados denotam a necessidade da implantação de uma política de Gestão da Informação no TRE-PB, capaz de contribuir tanto para um melhor aproveitamento dos recursos informacionais disponíveis como também para atender às exigências da LGPD no que diz respeito ao acesso e uso dos dados pessoais e pessoais sensíveis. Assim, os resultados auferidos são por demais importantes para a elaboração de diretrizes capazes de orientar a execução de ações voltadas para realizar tanto a implementação como a aplicação continuada da referida Lei no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Presidente - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA