PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÚCIA LEITE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LÚCIA LEITE SANTOS
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ACESSO À INFORMAÇÃO PARA USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE JOÃO PESSOA: REALIDADE E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: bibliotecas públicas; acervo acessível; usuários com deficiência visual; João Pessoa; acessibilidade; inclusão.
RESUMO: Esta pesquisa em nível de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, analisa o estado da arte no que diz as práticas inclusivas para usuários com deficiência visual em bibliotecas públicas de João Pessoa, de modo a conhecer sua realidade e seus desafios. Levando em consideração aspectos como: a acessibilidade dos acervos, o conhecimento focado nos usuários com deficiência visual, os aplicativos e metodologias de tecnologias assistivas, que são ou podem ser utilizados nas bibliotecas para qualificar os seus serviços e atendimentos. Utilizando-se para contextualização a pesquisa bibliográfica como suporte para a formação do referencial teórico e a pesquisa participante, no qual será envolvida a observação participante e análise descritiva dos dados, aplicando-se a metodologia da pesquisa-aplicada para desenvolvimento da proposta. Tendo como ambiente de pesquisa as bibliotecas públicas do município de João Pessoa/PB. Nesse contexto, a pesquisa procurará contextualizar a temática situando-a no debate contemporâneo acerca dos direitos humanos fundamentais, notadamente o direito da inclusão social dos usuários com deficiência visual nas bibliotecas públicas, avaliando o atendimento aos usuários com deficiência visual, dando condições para que seja repensada e potencializada ações institucionais no sentido de tornar a informação acessível a todos.
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES