PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: VITÓRIA GOMES DE CARVALHO

DISCENTE: VITÓRIA GOMES DE CARVALHO
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: ajustando a lente sob a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Santos Coelho Neto
PALAVRAS-CHAVES: .Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. Práticas Pedagógicas. Comunidade da Penha.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: .A educação patrimonial teve sua chegada marcada pelo “1º Seminário sobre o Uso Educacional de Museus e Monumentos”, em 1983, que resultou na publicação do Guia Básico de Educação Patrimonial, que é utilizado como referência até. O Guia define a metodologia como um trabalho permanente de “alfabetização cultural”, que tem potencial de empoderamento. Neste trabalho buscamos a origem e discordâncias da expressão utilizada - alfabetização cultural - na publicação referência. Ciência da Informação é uma área científica que tem como objeto de estudo a informação. Utilizamos Freire (1984) defendendo uma educação que priorize a humanização e libertação do homem através de reflexões psicopedagógicas. Sendo assim, consideramos a informação como o elemento fundamental para provocar mudanças na estrutura sócio-cognitiva do sujeito (OLIVEIRA, 2001), que vem a refletir através de suas práticas sociais. As práticas sociais compartilhadas entre si e na sociedade constituem o que Miller (2013) entende por cultura. A fim de responder a seguinte pergunta: “Como a Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto trabalha a educação patrimonial no âmbito de sua instituição?”, buscamos identificar as práticas de educação patrimonial no âmbito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Santos Coelho, e como objetivos específicos 1) mapear as práticas pedagógicas desta escola; 2) caracterizar as práticas pedagógicas desta escola; e 3) identificar as normativas estaduais e municipais sobre educação patrimonial. Primeiramente, apresentamos a Educação Patrimonial, sua história e os dados quantitativos sobre o que vem sendo trabalhado a respeito da temática. No capítulo seguinte, buscamos discutir sobre o patrimônio cultural e o percurso histórico da institucionalização da cultura no país e na Paraíba. Adiante, caracterizamos a escola através de sua escola, e indispensavelmente, a história do bairro da Penha que se entrelaça com a história da instituição. A pesquisa se ajustou como uma busca exploratória de fontes documentais das normativas estaduais e municipais, nos sites da assembleia e câmara, respectivamente. Bem como também, uma busca exploratória em repositórios da área da Ciência da Informação para coleta de dados sobre as publicações sobre Educação Patrimonial na área. Para a coleta de informações sobre a instituição lócus da pesquisa, bem como suas práticas pedagógicas, utilizamos da entrevista semiestruturada, que foi transcrita parcialmente manual, recortando apenas as informações que se ajustam aos nossos objetivos. Consideramos que a pesquisa foi fundamental para provar que a educação patrimonial, quando trabalhada na escola, pode vir a trazer a consciência cultural de preservação da memória e das práticas culturais de uma localidade, como foi o caso da presente escola na comunidade da Penha.
Presidente - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA