PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂMELA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÂMELA COSTA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Bloco da Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS E ANSIEDADE DE INFORMAÇÃO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Informação. Tecnologias da Informação. Ansiedade. Ansiedade de Informação Digital.
RESUMO: Na sociedade do cansaço e do desempenho os sujeitos encontram-se imersos em uma complexidade de ambientes digitais. Assim, surgem novas formas de relacionamento, de acesso, de compartilhamento e de apropriação de informações em meios tecnológicos, desencadeando a Ansiedade de Informação. Neste sentido, são necessários aprofundamentos teóricos e uma atualização do conceito para a Ansiedade de Informação, capaz de representar as transformações sociais e tecnológicas. Ao considerarmos a Ansiedade de Informação como um fenômeno de investigação de caráter social e sua relação com os ambientes digitais, este estudo tem como objetivo geral construir um modelo conceitual atualizado para a “Ansiedade de Informação” e um instrumento de medida capaz de avaliar a Ansiedade de Informação Digital nos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de abordagem quanti-qualitativa e para o seu delineamento escolhemos o método quadripolar. Acreditamos que, ainda não conclusivo, a realização deste estudo promove relevantes benefícios inerentes à disseminação de conceitos para alunos, pesquisadores, além de profissionais da informação e da saúde os quais podem ter diferentes tendências cognitivas quanto à absorção do conhecimento.
Presidente - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES