PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ERMESON NATHAN PEREIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERMESON NATHAN PEREIRA ALVES
DATA: 17/11/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Web conferência
TÍTULO: Dissidência epistêmica: uma análise teórico-conceitual da epistemologia vertical da Ciência da Informação sob o prisma da Teoria Decolonial
PALAVRAS-CHAVES: Epistemologia da Ciência da Informação ; Fundamentos da Ciência da Informação brasileira; Decolonialidade; Produção científica na Ciência da Informação; Dissidência epistêmica.
PÁGINAS: 85
RESUMO: Analisa as epistemologias adotadas pela Ciência da Informação brasileira para a composição do seu corpus teórico, conceitual e epistemológico. Identifica o positivismo enquanto forma de pensamento dominante na Ciência da Informação que se desdobra na concepção da Ciência da Informação brasileira. A partir da análise das disciplinas de Fundamentos da Ciência da Informação, Epistemologia da Ciência da Informação e Fundamentos e Epistemologia da Ciência da Informação dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no nível de Doutorado, no Brasil, identifica os/as autores/as e as produções mais referenciados/as na área no que tange aos fundamentos e à epistemologia. Revisita os trajetos embrionários da Ciência da Informação à Ciência da Informação brasileira na perspectiva de se identificar os fios epistemológicos que circundam a área, em sua grande maioria homens Europeus e Norte Americanos. A epistemologia da Ciência da Informação brasileira é marcada por uma multiplicidade de epistemologias, no entanto, com vieses muito semelhantes do positivismo, mesmo adentrando nas dimensões social e cognitiva. Em seu percurso metodológico, é uma pesquisa classificada quanto À natureza do objeto como básica, com vista aos estudos teóricos no campo; quanto à forma de abordagem, se constitui enquanto quali e quantitativa; no que se refere ao objetivo se delimita, inicialmente, como pesquisa exploratória e, em seguida, como pesquisa explicativa, no que se refere à interpretação dos fenômenos eclodidos a partir da conjuntura teórica; o delineamento é de pesquisa bibliográfica, sobretudo, a partir de fontes impressas e digitais. Considera-se, parcialmente, que a Ciência da Informação brasileira se utiliza de um cabedal epistemológico arraigado às práticas apreendidas e organizadas pelo capitalismo, colonialismo e patriarcado, na qual a área reestrutura e reforças linhas de opressão e subalternidade em relação aos outros conhecimentos e saberes não eurocêntricos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Externo à Instituição - MARCOS AURÉLIO GOMES
Externo à Instituição - VITÓRIA GOMES ALMEIDA