PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ILKA MARIA SOARES CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILKA MARIA SOARES CAMPOS
DATA: 17/11/2022
LOCAL: Ambiente virtual - Google meet
TÍTULO: CULTURA DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NA GESTÃO DE PESSOAS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: gestão do conhecimento; compartilhamento do conhecimento; cultura organizacional; estratégias.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: O conhecimento em uma abordagem contemporânea vem sendo estudado e reconhecido como uma força propulsora no desenvolvimento das organizações, uma vez que o seu compartilhamento pode aumentar, exponencialmente, a capacidade de conhecimento individual e coletivo. Objetiva analisar traços de cultura do compartilhamento do conhecimento como estratégia organizacional em instituição de ensino superior. No percurso metodológico, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, do tipo documental e de campo, fazendo uso do método estudo de caso na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Adota como instrumentos e técnicas de coleta de dados o questionário, a análise documental, entrevista em grupo focal e observação direta. Do universo de servidores foi adotada a amostra do tipo intencional. Para a análise dos dados, adota a associação por meio da triangulação do método interpretativo e da análise de conteúdo de Bardin, com as categorias e subcategorias formadas a partir de parâmetros dos modelos de compartilhamento do conhecimento das autoras Ipê, Tonet e Paz. Os traços de cultura de compartilhamento do conhecimento identificados foram analisados a partir de cinco categorias: natureza do conhecimento, motivar para compartilhar, oportunidades para compartilhar, cultura para compartilhar e destinatário do conhecimento. Com os resultados oriundos das subcategorias analisadas, consta que o campo de estudo, mesmo não identificadas, formalmente, ações e diretrizes para promover uma cultura para o compartilhamento do conhecimento, demonstra traços de cultura para o compartilhamento do conhecimento em parte das unidades de trabalho. Acredita-se que as lacunas identificadas no campo de estudo podem ser minimizadas com a proposta de estratégias inovadoras de compartilhamento do conhecimento com base em traços de cultura nos ambientes da Pró-Reitoria de gestão de pessoas. Os resultados permitem concluir com a validação dos pressupostos que na Pró-Reitoria de gestão de pessoas ainda não são evidenciados o compartilhamento do conhecimento conforme a literatura da gestão do conhecimento recomenda, de forma que possam caracterizar a existência de uma cultura organizacional adequada. Como também as incidências de compartilhamento do conhecimento, possivelmente existentes ainda não se caracterizam como propícios aos ensinamentos teóricos e práticos da cultura organizacional, informacional e do conhecimento propostos na literatura da área. Como contribuição, certamente, as estratégias inovadoras para o compartilhamento do conhecimento que foram identificadas e as propostas com base nos traços culturais percebidos e as que não são evidenciadas no ambiente de gestão de pessoas do campo em estudo, possibilitaram propor indicadores adequados a cultura do compartilhamento para a construção de teoria fundamentada na realidade factual de dados e na área da Ciência da Informação.
Presidente - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL