PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de DEFESA: KELLY DE LIMA COSTA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY DE LIMA COSTA
DATA: 29/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet (meet.google.com/mxy-jpxn-vpy)
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS DO CENTRO COLABORADOR DE APOIO AO
MONITORAMENTO E À GESTÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO
NORDESTE: INVESTIGANDO AS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES ACERCA DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais; Programa Dinheiro Direto na Escola.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: A presente pesquisa buscou identificar e caracterizar as práticas informacionais
realizadas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de
Programas Educacionais do Nordeste (CECAMPE Nordeste), além de investigar as
percepções dos participantes dos Webinários realizados pelo CECAMPE Nordeste,
no processo de formação e capacitação de agentes envolvidos no âmbito do
Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objeto de estudo desse trabalho
destacou a prática informacional relacionada a um fenômeno político pedagógico.
Para tal, foram analisados dados estruturados, organizados e disponibilizados pelo
CECAMPE Nordeste referentes ao perfil dos participantes e à estratificação de
dúvidas referentes aos Webinários de formação de gestores de escolas públicas da
região Nordeste. A metodologia da pesquisa é considerada de natureza qualitativa, e
quanto aos procedimentos técnicos tem uma proposta de pesquisa documental. A
investigação da pesquisa foi por meio de categorização temática, gráficos, tabelas e
a ferramenta utilizada foi a de nuvens de palavras. As informações colhidas pelo
monitoramento do CECAMPE Nordeste têm valor estratégico e visa proporcionar
melhores resultados em relação ao monitoramento da gestão descentralizada da
educação. As principais conclusões apontam que os participantes se apropriam das
informações fornecidas por meio das práticas informacionais oferecidas pelo
CECAMPE Nordeste, porém restam dúvidas específicas de cada gestão, nas quais
se faz necessário uma maior participação de todos os agentes envolvidos com o
PDDE para se obter melhores índices de desempenho, assim como a importância
em categorizar as funções dos participantes dos Webinários para uma melhor
efetividade no monitoramento técnico do projeto CECAMPE Nordeste. Espera-se
que os resultados obtidos possam contribuir para demonstrar o elo entre as práticas
informacionais e a influência que sua utilização pode ter para o monitoramento da
qualidade da gestão descentralizada relacionada a políticas públicas de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO