PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: KELLY DE LIMA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY DE LIMA COSTA
DATA: 29/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet (meet.google.com/mxy-jpxn-vpy)
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS DO CENTRO COLABORADOR DE APOIO AO MONITORAMENTO E À GESTÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS DO NORDESTE: INVESTIGANDO AS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES ACERCA DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais; Programa Dinheiro Direto na Escola.
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: A presente pesquisa buscou identificar e caracterizar as práticas informacionais realizadas pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Nordeste (CECAMPE Nordeste), além de investigar as percepções dos participantes dos Webinários realizados pelo CECAMPE Nordeste, no processo de formação e capacitação de agentes envolvidos no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objeto de estudo desse trabalho destacou a prática informacional relacionada a um fenômeno político pedagógico. Para tal, foram analisados dados estruturados, organizados e disponibilizados pelo CECAMPE Nordeste referentes ao perfil dos participantes e à estratificação de dúvidas referentes aos Webinários de formação de gestores de escolas públicas da região Nordeste. A metodologia da pesquisa é considerada de natureza qualitativa, e quanto aos procedimentos técnicos tem uma proposta de pesquisa documental. A investigação da pesquisa foi por meio de categorização temática, gráficos, tabelas e a ferramenta utilizada foi a de nuvens de palavras. As informações colhidas pelo monitoramento do CECAMPE Nordeste têm valor estratégico e visa proporcionar melhores resultados em relação ao monitoramento da gestão descentralizada da educação. As principais conclusões apontam que os participantes se apropriam das informações fornecidas por meio das práticas informacionais oferecidas pelo CECAMPE Nordeste, porém restam dúvidas específicas de cada gestão, nas quais se faz necessário uma maior participação de todos os agentes envolvidos com o PDDE para se obter melhores índices de desempenho, assim como a importância em categorizar as funções dos participantes dos Webinários para uma melhor efetividade no monitoramento técnico do projeto CECAMPE Nordeste. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para demonstrar o elo entre as práticas informacionais e a influência que sua utilização pode ter para o monitoramento da qualidade da gestão descentralizada relacionada a políticas públicas de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO