PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUREKELLY RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUREKELLY RODRIGUES DA SILVA
DATA: 13/12/2022
LOCAL: Modalidade remota
TÍTULO: PROTAGONISMO SOCIAL DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: a mediação da informação no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – CRMEB.
PALAVRAS-CHAVES: Protagonismo social; Mediação da Informação; Mulheres; Violência doméstica; COVID-19.
RESUMO: A violência doméstica contra as mulheres é um fenômeno transversal, persistente e multifacetado que atinge mulheres independentemente de raça/etnia, classe social, religião, grau de escolaridade, orientação sexual e regionalidade. A presente pesquisa realiza interface entre a violência contra as mulheres, a pandemia de COVID 19 e a mediação da informação no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), unidade informacional que presta os serviços de acolhimento, orientação e encaminhamento às mulheres em situação de violência. Apresenta como objetivo geral analisar como a mediação dos conteúdos informacionais delineada no CRMEB contribui para o protagonismo social de mulheres que sofreram violência doméstica durante o período da pandemia da COVID-19, em interface com a perspectiva interseccional. Especificamente pretende-se: a) identificar as ações informacionais dinamizadas pelo Centro de Referência Ednalva Bezerra; b) traçar o perfil socioeconômico das mulheres atendidas no CRMEB durante a pandemia da COVID-19 (2020-2021); c) verificar o processo de acesso e busca da informação protagonizado pelas mulheres, de forma a impactar nas percepções sobre a violência e romper com o ciclo de violência; d) analisar as estratégias informacionais adotadas pelas mulheres, para se apropriar da informação de forma a contribuir para o protagonismo social. No que tange ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho quantitativo e qualitativo, do tipo documental e de campo, realizada por meio do estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES