PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ISABEL FERREIRA WANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ISABEL FERREIRA WANDERLEY
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Sala Virtual - Google Meet
TÍTULO: COSTURANDO O DOMÍNIO DA INDUMENTÁRIA NA LINHA DA INTERCULTURALIDADE: A DESCLASSIFICAÇÃO COMO MOLDE
PALAVRAS-CHAVES: Organização do conhecimento. Interculturalidade. Análise de Domínio. Indumentária.
RESUMO: Nos estudos relativos à representação do domínio da indumentária, preponderam investigações de caráter mais técnico e empírico, enfatizando a representação do objeto têxtil em si, sobretudo quanto as suas características físicas, sem a devida contextualização na moda como um todo. As categorizações costumam ser superficiais sem uma semântica explícita. Considerando as dimensões históricas, sociais e culturais que permeiam a indumentária, percebe-se a carência de estudos que aludem aos pressupostos que embasam a organização e representação deste domínio, notadamente quanto ao reexame de posicionamentos hegemônicos de caráter colonial, que propalam discursos coercitivos que suscitam a invisibilidade de grupos marginalizados socialmente. Diante desse cenário, a presente investigação se dirige à discussão das premissas epistêmicas para a organização e representação do domínio da indumentária prevendo o reconhecimento e a inserção da pluralidade de narrativas que circundam a concepção, uso e a comunicação desses constructos sociais, culturais e informacionais. Desta feita, a partir da intersecção entre o enfoque intercultural, a Análise de Domínio, e a propositura da desclassificação na organização e representação do conhecimento, analisam-se os matizes que representam o domínio da indumentária sob uma ótica dinâmica, crítica e ética. Pretende-se estruturar esses fios reflexivos tendo em vista o acervo de indumentária denominado Figurarte, atualmente sob a custódia do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Seguindo este percurso, delineia-se a seguinte problemática científica: Como estruturar um modelo de representação para o domínio da indumentária à luz da perspectiva intercultural visando o acesso e a recuperação da informação? Considerando a questão problema explicitada, concebe-se a hipótese de que o enfoque intercultural, aplicados ao contexto da organização do conhecimento, viabiliza a constituição de um modelo específico para a representação do domínio da indumentária que preveja o reconhecimento e a inclusão das narrativas multifacetadas imbuídas nos artefatos têxteis, favorecendo o acesso e a recuperação da informação. O objetivo geral desta pesquisa se configura em dimensionar um modelo de representação para o domínio da indumentária à luz da perspectiva intercultural visando o acesso e a recuperação da informação. Nesse sentido, os objetivos específicos são: identificar os termos referentes ao domínio da indumentária; mapear o acervo Figurarte; examinar as peças de indumentária selecionadas consoante a proposta Object-Centered Research; cotejar os termos identificados nos objetos textuais e têxteis sob o enfoque da desclassificação; aplicar a Análise de Domínio a partir da confluência das abordagens crítica e epistemológica, terminológica e os estudos sobre documentos e gêneros documentais; caracterizar um modelo de representação do domínio da indumentária sob um prisma intercultural. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como aplicada, do tipo descritiva-analítica, sob o aporte da abordagem qualitativa. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental para a obtenção dos dados. A Análise de Domínio é adotada enquanto procedimento metodológico mediante a conjunção de três abordagens: estudos sobre documentos e gêneros documentais; estudos críticos e epistemológicos; e estudos terminológicos. Como universo dessa pesquisa, elegeu-se o acervo de Figurarte, composto majoritariamente por peças elaboradas pelos discentes da graduação de Moda-Design. Para o exame das peças de indumentária selecionadas, fundamenta-se na proposta Object-Centered Research, que estipula uma sequência lógica de três etapas essenciais para a análise do objeto têxtil, quer sejam: observação; reflexão e interpretação. Desse modo, esta pesquisa se propõe a discutir as questões teóricas e epistêmicas que favoreçam a eloquência das narrativas, em sua diversidade, presentes nas tramas que conformam os objetos têxteis.
Presidente - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Interno - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE