PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: EDILSON LEITE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON LEITE DA SILVA
DATA: 14/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Diretrizes para estruturação de repositórios de objetos virtuais de aprendizagem fundamentadas nos princípios da arquitetura da informação
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura da informação; Comportamento de busca do usuário; Diretrizes; Estruturas de representação da informação; Repositórios de objetos virtuais de aprendizagem.
PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Considerando a informação como um recurso fundamental à tomada de decisões na sociedade atual e as tecnologias digitais como ferramentas indispensáveis para auxiliar no processo de busca, produção, armazenamento e compartilhamento de informações, necessários à construção do conhecimento, verifica-se a importância de sua interligação em todas as áreas do conhecimento. No caso da Educação, existem várias tecnologias digitais como jogos, simuladores, sistemas de buscas, softwares de autoria, ambientes e objetos virtuais de aprendizagem, banco/base/repositório de dados/informações/objetos, tecnologias assistivas, entre outras, que podem ser usadas como recursos educacionais digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, existem alguns problemas, como a falta de estruturação dos repositórios de objetos virtuais de aprendizagem que impedem a utilização mais eficaz de recursos educacionais digitais. Neste contexto, o objetivo principal da pesquisa é propor um conjunto de diretrizes para estruturação de repositórios de objetos virtuais de aprendizagem, considerando princípios da arquitetura da informação, incluindo possibilidades de estruturas de representação e o comportamento de busca dos usuários em espaços informacionais digitais. O percurso metodológico contempla a verificação dos princípios de arquitetura da informação em relação a repositórios de objetos virtuais de aprendizagem já existentes; análise do comportamento de busca dos usuários nesses repositórios, considerando as atividades do modelo integrativo; definição de um conjunto de diretrizes propostas para estruturação; realização de prototipagem, considerando as diretrizes propostas e utilizando entregáveis da arquitetura da informação. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário desenvolvido com base nas atividades do modelo integrativo, sendo as análises realizadas de acordo com o método comparativo. Os principais resultados da pesquisa envolvem a definição de um conjunto de diretrizes, considerando aspectos da arquitetura da informação e suas estruturas de representação, além do comportamento de busca do usuário e a prototipagem genérica para repositórios de objetos virtuais de aprendizagem, utilizando entregáveis da arquitetura da informação. Por fim, foi possível constatar a necessidade de uma melhor estruturação dos repositórios de objetos virtuais de aprendizagem com base nas recomendações estabelecidas pela arquitetura da informação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO
Interno - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Externo à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA
Externo à Instituição - NOZANGELA MARIA ROLIM DANTAS
Externo à Instituição - EDBERTO FERNEDA