PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDRÉA MEDEIROS DE SOUSA MAIA

DISCENTE: ANDRÉA MEDEIROS DE SOUSA MAIA
DATA: 27/03/2023
LOCAL: sala Virtual Google Meet
TÍTULO: AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DO ARQUIVO DA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; mediação da informação; arquivo; sujeitos informacionais; Fundação Casa de José Américo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta pesquisa versou sobre as práticas de mediação da informação no âmbito do arquivo. O arquivo é reconhecido como um dispositivo informacional que mantém a custódia de fundos documentais possibilitando o acesso para consultas e pesquisas e contribuindo para a construção de novos conhecimentos. Com base nessa afirmativa, a presente pesquisa buscou analisar como as práticas de mediação da informação realizadas pelos profissionais vinculados ao Arquivo da Fundação Casa de José Américo favorecem o acesso e a apropriação da informação pelos sujeitos informacionais, considerando as dinâmicas socioculturais desses sujeitos. Para alcançar esse objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as práticas de mediação da informação desenvolvidas no âmbito do Arquivo da Fundação Casa de José Américo e categorizá-las segundo o conceito de mediação da informação defendido por Almeida Júnior (2015); verificar, segundo a percepção dos profissionais da informação, se essas práticas de mediação da informação consideram a dinâmica e o contexto socioculturais dos sujeitos informacionais que utilizam o Arquivo; e identificar o nível de interferência entre as práticas informacionais dos sujeitos e as práticas de mediação da informação. Para tanto, esta pesquisa se caracteriza como correlacional e tem como método o estudo de caso, ou seja, um estudo em profundidade. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário aos profissionais da informação que atuam no Arquivo da Fundação Casa de José Américo e outro questionário foi aplicado aos sujeitos informacionais que utilizam, de maneira recorrente, os produtos e serviços do referido arquivo. Realizou-se ainda, a observação direta da dinâmica realizada por esses profissionais da informação, para tanto, foram registradas informações sobre tais ações no formulário. Como resultado, observou-se que as práticas de mediação da informação realizadas pelos agentes mediadores no âmbito do Arquivo da Fundação Casa de José Américo têm contribuído de maneira significativa na vida dos sujeitos informacionais que buscam o referido Arquivo para sanar suas demandas informacionais. Tais práticas de mediação da informação, no âmbito do Arquivo da FCJA, acontecem de maneira direta e indireta, segundo a categorização de Almeida Júnior (2015). Observou-se ainda que os sujeitos informacionais reconhecem a importância do Arquivo no desenvolvimento de suas práticas socioculturais, atribuindo a esse ambiente confiança no sentido de participar das atividades realizadas e compartilhando com os sujeitos e agentes mediadores seus conhecimentos, como também suas inquietações, o que proporciona o desenvolvimento de atividades voltadas às suas demandas, aspectos que evidenciam que esses sujeitos vêm se apropriando da informação. Também foi possível constatar que, parte significativa dos agentes mediadores também reconhecem traços culturais dos sujeitos informacionais presentes no Arquivo e nos dispositivos salvaguardados nesse ambiente de informação. Assim, concluiu-se que é relevante que os agentes mediadores do Arquivo da FCJA considerem a dinâmica e os aspectos socioculturais dos sujeitos em suas atividades de mediação da informação, sejam elas diretas ou indiretas, individuais ou coletivas, de modo a contemplarem as necessidades dos diferentes sujeitos informacionais, considerando suas singularidades e o contexto ao qual estão inseridos.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA