PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCAS LIMA SANTOS

DISCENTE: LUCAS LIMA SANTOS
DATA: 23/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: necessidades e usos da informação de profissionais de arquivo no contexto do Sistema de Arquivos da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: estudo de usuários; usuários de arquivos; usuários internos; arquivo universitário; Sense-Making.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar as necessidades e uso da informação dos profissionais de arquivo que atuam nos arquivos dos Centros de Ensino do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da utilização da abordagem de Construção de Sentido (Sense-Making) de Brenda Dervin (1983), como suporte teórico-metodológico. Caracteriza-se como exploratória e descritiva e, de acordo com as fontes de dados da pesquisa, como pesquisa de campo. Quanto à abordagem, recorre-se à pesquisa qualitativa e quantitativa, cujo estudo caracteriza-se na área de estudo de usuários como uma pesquisa prescritiva e do tipo proativa. O Campo de pesquisa são as Unidades de Arquivo Centrais dos 13 Centros de Ensino do Campus I da UFPB, para as quais, além da aplicação do questionário, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aplicada aos profissionais de arquivo. Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Nesse contexto, observa-se um cenário de existência de unidades de arquivo centralizadas nos Centros e pelo menos um profissional de arquivo atuando, com baixa recorrência de profissionais de outras áreas e, em alguns casos, as unidades não existem formalmente em nível institucional. No que diz respeito às necessidades de informação, observa-se que as informações que os sujeitos identificam ser necessárias ao desempenho de suas atividades e funções têm relação com as atribuições do cargo e com a Instituição em que atuam, perpassando desde informações mais gerais, acerca do governo federal e da alta gestão da Instituição, até informações locais, sobre o funcionamento do Centro em que atuam, da unidade de arquivo e do acervo custodiado na unidade. Sobre a existência de barreiras à informação no processo de recuperação e disseminação da informação, os pesquisados identificam inúmeras barreiras à informação (institucionais, técnicas, de recursos humanos, estruturais e psicológicas) que interferem em seus ambientes de trabalho sob duas perspectivas: nas atividades arquivísticas que realizam com vistas ao funcionamento da unidade e na interação com os usuários externos, que são o público da unidade de informação. Em relação às fontes de informação utilizadas em suas estratégias, observa-se que a maior parte dos sujeitos se utilizou da internet, de pessoas (geralmente por meio de diálogo com o superior hierárquico) ou da consulta aos sistemas informatizados da Instituição. Conclui-se que a informação é uma ferramenta edificante e importante para o cotidiano dos profissionais de arquivo e que as barreiras à informação identificadas interferem nos ambientes de trabalho sob duas perspectivas: nas atividades arquivísticas que realizam com vistas ao funcionamento da unidade; e na interação com os usuários externos, que são o público da unidade de informação. Destarte, a pesquisa abre caminho para que as unidades arquivísticas que compõem o Sistema de Arquivos da UFPB (SiArq), posicionem-se de maneira mais coerente às necessidades informacionais dos gestores e aos anseios dos usuários da informação, de modo que exerçam efetivamente sua função na organização a qual pertencem, tal como na sociedade.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA