PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOANA FERREIRA DE ARAÚJO

DISCENTE: JOANA FERREIRA DE ARAÚJO
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ALTMETRIA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE REDES SOCIAIS DE COAUTORIA E CORRELAÇÃO ENTRE CITAÇÕES-MENÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: altmetria; redes sociais online; redes de coautoria; Ciência da Informação; coeficiente de correlação linear de Pearson
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A avaliação das produções científicas permite analisar as discussões na ciência, avanços, impactos e visibilidade. A altmetria analisa a visibilidade e o engajamento na web social e a Análise de Redes Sociais representa as interações entre pesquisadores que investigam determinado tema ou domínio. Assim, o estudo analisa a correlação entre citações-menções e redes de coautoria da temática altmetria em redes sociais online nos periódicos nacionais da Ciência da Informação. Caracteriza-se como pesquisa de natureza básica com abordagem quantitativa e qualitativa; descritiva quanto aos objetivos; bibliográfica e de levantamento. O corpus compreendeu artigos publicados entre 2010-2022 em periódicos científicos nacionais da área de Ciência da Informação com Qualis A1 e A2, a saber: “Transinformação”, “Perspectivas em Ciência da Informação”, “Informação & Sociedade: estudos”, “Informação & Informação”, “Encontros Bibli” e “Em Questão”. Como resultados, obteve-se 30 artigos, em sua maioria entre 2019 e 2021, com destaque para o “Em Questão” e “Encontros Bibli”. A nuvem de tag revelou 71 termos, sendo os mais citados: “altmetria”, “bibliometria”, “métricas alternativas”, “atenção online”, “indicadores altmétricos”, “divulgação científica”, “visibilidade” e “engajamento público”. Quanto aos números de menção nas redes sociais online, verificou-se a predominância do Twitter (93%), em relação ao Facebook (7%), sendo a maioria feita por perfis de pesquisadores e estudantes. A respeito do cálculo do coeficiente de correlação linear de Pearson, o resultado indicou correlação positiva e fraca. Na rede de coautoria, identificaram-se 44 nós/atores, agrupados em nove sub-redes, sendo cinco díades, uma tríade, uma rede com quatro atores e uma com cinco, além de um cluster composto por 20 atores. ARAÚJO, R. F. e CAREGNATO, S. E. mostraram-se em grau de centralidade na rede de coautoria. Quanto a rede ator-instituição, revelaram-se vínculos com instituições em todas as regiões do Brasil, exceto o Norte, tendo o Sudeste se destacado, além de constar, também, instituições internacionais como Simon Fraser University e Universidad de Antioquia. Conclui-se que a colaboração e os vínculos institucionais reiteram a riqueza dos elos construídos, principalmente quando observada a troca de saberes e construção conjunta de novos conhecimentos. Por fim, sugerem-se ações para o aumento da visibilidade da produção publicada pelos periódicos, como a criação de perfis em redes sociais online e o estímulo para que pesquisadores, estudantes e profissionais divulguem o conhecimento produzido em suas áreas, nas redes em que se inserem.
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN