PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANDREZA DE MORAIS BATISTA

DISCENTE: ANDREZA DE MORAIS BATISTA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Práticas informacionais: um estudo com pessoas idosas no contexto da pandemia da COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; pessoas idosas; velhice; pandemia Covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
RESUMO: No atual momento histórico, em que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, as ações de busca, acesso, uso e compartilhamento da informação na vida cotidiana dos sujeitos parecem incorporar com maior intensidade e rapidez as tecnologias digitais e seus desdobramentos: a “infodemia” e, em paralelo, fake News e desinformação. Há, por essa razão, dupla preocupação com as pessoas idosas, uma por constituírem um grupo de risco e outra por não terem tanta desenvoltura com os meios remotos e digitais, o que os tornam vítimas em potencial das notícias falsas. Diante do exposto, esse estudo questionou como se configuram as práticas informacionais de pessoas idosas no contexto da pandemia de Covid-19. Para respondermos ao questionamento, primeiramente, adotou-se uma abordagem qualitativa. Em segundo lugar, para o alcance do principal objetivo, que foi compreender as práticas informacionais de pessoas idosas no contexto da pandemia da Covid-19 utilizou-se a etnometodologia. No que concerne aos procedimentos, esse trabalho classifica-se como pesquisa de campo, que para sua realização utilizou-se da observação e da entrevista em profundidade, de modalidade semiestruturada. A respeito da inclusão e do número de sujeitos no estudo, isso se deu por meio da técnica Bola de Neve, respeitando os critérios estabelecidos e levando em consideração o critério de saturação. No que tange à análise e interpretação dos dados, a pesquisa utilizou-se da análise de conteúdo, do Interacionismo Simbólico (BLUMER, 1969), da Etnometodologia (GARFINKEL, 1967) e da Representação Social (MOSCOVICI, 1961). Por fim, concluiu-se que as práticas de informação das pessoas idosas pesquisadas em si não mudaram durante o isolamento social, algumas atividades sim, como praticar exercícios físicos, trabalhar, visitar e/ou receber visitas de parentes, amigos, por exemplo. O panorama das buscas por informação no dia a dia e quando precisaram saber sobre vacina sofreu poucas, mas curiosas modificações e acréscimos e isso se justifica pelo fato de cada sujeito informacional indicar a si mesmo a relevância, importância e representação da vacina contra a Covid-19, que após passar por um processo de interpretação, orienta a ação dos sujeitos com vistas a suprirem suas próprias demandas. Aquelas pessoas idosas que fazem uso das tecnologias de comunicação e informação têm consciência que as fake News estão por toda parte, por essa razão se mostram em estado de permanente vigilância e criam suas próprias estratégias de verificação, prevenção e combate. Por outro lado, aqueles(as) que não compartilham informações que recebem, contribuem para a não propagação de possíveis notícias falsas. Menos susceptíveis, obviamente, estão aqueles(as) que não ou pouco utilizam as mídis, dispositivos e aplicativos digitais.
Presidente - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO