PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEANE PAMELA DOS SANTOS FRANKLIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEANE PAMELA DOS SANTOS FRANKLIN
DATA: 29/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ESSAS RUGAS TÊM HISTÓRIA: O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DA PESSOA IDOSA NO CENÁRIO DA COVID-19 SOB O OLHAR PLURAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: comportamento informacional da pessoa idosa; representações sociais da velhice; estudos de usuários da informação.
PÁGINAS: 60
RESUMO: Trata a temática do comportamento informacional da pessoa idosa, tendo como contorno epistemológico o arcabouço teórico da ciência da informação (CI) para desenvolver argumentações inerentes aos estudos informacionais pautados em contextos marginalizados por apresentam problemas desafiadores de acesso à informação. Parte da evidência de Wilson (1999), de que o comportamento informacional inclui no seu campo de estudo três elementos básicos: a necessidade de informação, o processo de busca da informação e o uso da informação. Apresenta as seguintes questões norteadora da pesquisa: Como as pessoas idosas que vivem na Instituição Espírita Nosso Lar (IENL) se comportam diante da busca e do uso da informação para saciarem seus desejos e necessidades informacionais? Quais os impactos da informação na vida da pessoa idosa no cenário da pandemia da Covid-19, considerando que o sentido de aprender tem sintonia com a ânsia de adquirir conhecimentos para a vida? Delineia como objetivo geral analisar o comportamento informacional em face a necessidade, a busca e o uso da informação e seus efeitos no mundo-da-vida da pessoa idosa assistida pela IENL. Desenha o percurso teórico com conteúdo sobre ciência da informação; comportamento informacional, uso e busca da informação; dentre outros. Se configura uma pesquisa participante interpretativa de abordagem qualitativa, caráter exploratório, descritivo bibliográfico, apoiada nas orientações da etnometodologia. Como instrumento e técnicas de pesquisa utilizará a observação participante, a entrevista - ancorada na escuta sensível. Em relação à análise e interpretação dos achados da pesquisa utilizará o modelo de comportamento de busca e uso da informação de Kuhlthaul (1991). No que tange aos resultados esperados tencionamos que o desenlace da pesquisa contribua para prover o pleno exercício dos direitos da pessoa idosa, inclusive no que concerne o acesso a informação. E, coopere com o andamento da Década do Envelhecimento Saudável, proposta pela Organização das Nações Unidas, caminhando dentro do escopo da Agenda 2030 dos Ojetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Externo ao Programa - 1030193 - ROSA ZULEIDE LIMA DE BRITO
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA COSTA