PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCOIS BRAGA DE AZEVEDO FILHO

DISCENTE: FRANCOIS BRAGA DE AZEVEDO FILHO
DATA: 24/03/2023
LOCAL: sala virtual google meet
TÍTULO: GESTÃO DE INFORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO COMBATE A ANSIEDADE DA INFORMAÇÃO NA UFPE
PALAVRAS-CHAVES: Responsabilidade social; Gestão da informação; Ansiedade informacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Processos da Comunicação
RESUMO: A intensa exposição informacional vivenciada nos tempos atuais pode ser responsabilizada por causar diversos problemas à sociedade, seja de caráter sanitário, social ou psicológico como ansiedade informacional, resultante do imediatismo ou do consumo de conteúdos de natureza duvidosa. Considera o cenário das instituições públicas de ensino necessitando garantir informações confiáveis, seguras e que tragam qualidade de vida aos seus usuários. A pesquisa tem como objetivo principal conhecer a (in)existência de ansiedade da informação vinculada a gestão e as políticas de informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e como usuários os discentes do curso de Psicologia a partir do 5º semestre. Os objetivos secundários são identificar e caracterizar a ansiedade da informação e seus efeitos nos atores, inferir a existência de informações úteis para as necessidades informacionais dos usuários com base nos dados do coletados pelo questionário e evidenciar a responsabilidade social da instituição por meio da gestão e da política de informação como ambiência saudável e eficiente para os usuários. Adota uma pesquisa básica estratégica, qualitativa, em que utiliza Análise de Conteúdo de Laurence Bardin para tratamento dos resultados coletados. A literatura sobre Gestão da informação, Responsabilidade social e Ansiedade informacional possibilita ampliar o conhecimento e avaliar se as temáticas fazem parte da cultura institucional e quais contribuições oferece. Assim a instituição de ensino pode fazer mais pela sua comunidade desde que adote uma cultura organizacional com gestão e políticas de informação que busquem compreender as necessidades informacionais dos usuários combatendo a ansiedade da informação.
Presidente - 337119 - JOANA COELI RIBEIRO GARCIA
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA