PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA KARINNE ALBUQUERQUE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA KARINNE ALBUQUERQUE DOS SANTOS
DATA: 26/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: PRÁTICAS INFORMACIONAIS COLABORATIVAS: a construção da resiliência informacional de professoras do ensino superior no contexto da crise sanitária global da COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; resiliência informacional; ensino remoto emergencial; professoras do ensino superior; covid-19.
PÁGINAS: 110
RESUMO: Esta tese insere-se na dimensão social da Ciência da Informação. Objetiva compreender como se estruturam as práticas informacionais colaborativas, mediadas por aplicativo de dispositivos móveis, em grupo formado por docentes da UFPB, que possibilitaram condições necessárias para o desenvolvimento da resiliência informacional na prática docente das professoras do ensino público superior, durante o Ensino Remoto Emergencial. Os objetivos específicos são: 1) descrever como se caracteriza o estado de incerteza informacional vivenciado na prática docente pelas professoras da UFPB, no contexto de adversidade provocado pela implantação do ERE no ensino superior; 2) identificar as estratégias informacionais situacionais das atrizes sociais no grupo analisado; 3) explicitar a relação entre as categorias: práticas informacionais e resiliência informacional. Utiliza o método compreensivo, por meio de uma perspectiva qualitativa do tipo correlacional, pois estabelece correlações entre as categorias conceituais: práticas informacionais colaborativas e resiliência informacional. Realiza uma pesquisa de campo, na qual as atrizes sociais são professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participantes de um grupo de WhatsApp formado por docentes do mesmo departamento. A pesquisa em andamento utiliza como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A sistematização e análise dos resultados recorre à análise de conteúdo e ao modelo de resiliência informacional em redes sociais (BRASILEIRO, 2017). A pesquisa bibliográfica subsidia a revisão de literatura, que abrange os conceitos supracitados, bem como a crise sanitária global provocada pela covid-19, o conceito de gênero em educação, praticas de ensino durante a pandemia, praticas informacionais colaborativas e resiliência informacional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA DE ARAUJO SANTOS
Interno - 037.240.497-90 - ANNA CRISTINA CALDEIRA DE ANDRADA SOBRAL BRISOLA - UFRJ
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Externo ao Programa - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO