PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ELIZIANA PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELIZIANA PEREIRA DE SOUSA
DATA: 26/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: IMPACTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO E INFOEDUCAÇÃO EM BIBLIOTECAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Infoeducação; Políticas de Informação; Políticas Educacionais; Mediação da Informação; Mediação cultural.
PÁGINAS: 101
RESUMO: As relações que existem entre os sujeitos e os saberes informacionais é uma construção que envolve práticas educativas, desenvolvimento de atitudes, apropriação cultural, habilidades, processos formativos dentre outras características que vai além da competência para o uso da informação. A infoeducação tem se mostrado na literatura cientifica de Ciência da Informação (CI) como o caminho que possibilita ultrapassar os limites da capacitação instrumental, visando à educação para uso da informação a partir da teoria da dialogicidade que resgata a dimensão epistêmica da Educação e da Informação, ocupando-se dos saberes informacionais. Com base nessa abordagem propositiva, a pesquisa pretende analisar os indícios de políticas de informação nos documentos das reformas educacionais ocorridas no período compreendido entre os anos de 2016 a 2019 e seus efeitos sociais na construção de saberes informacionais nas bibliotecas educativas dos Institutos Federais de Educação na perspectiva da infoeducação. Para tanto, são objetivos específicos (1) Documentar as mudanças em curso no campo legal, promovidas pelas reformas (2) Identificar indícios de políticas de informação nas reformas educativas voltadas para as bibliotecas da rede federal de educação (3) Refletir criticamente sobre o processo de mediação da informação e mediação cultural no contexto dos Institutos Federais de Educação (4) Mapear o tema infoeducação na literatura na área de CI (5) Propor um modelo infoeducacional que priorize a aprendizagem contínua. Para a realização dos objetivos, em termos teóricos, de início, contextualiza-se a Ciência da Informação como um campo científico e epistemológico. Em seguida, discute-se a informação e a mediação a partir da perspectiva dialógica em Paulo Freire. O momento seguinte limita-se a analisar o contexto das políticas de informação e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A opção metodológica inclui a) pesquisa bibliográfica e documental, b) entrevista com bibliotecários c) pesquisa participante com estudantes, bibliotecários e professores. As técnicas utilizadas para coleta e análise de dados inclui a utilização de entrevista, cujos conteúdos são discutidos e interpretados à luz da análise do discurso (AD).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 7336786 - ELIANE BEZERRA PAIVA
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo à Instituição - MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES
Externo à Instituição - OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR