PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FLORA CONSTANCE MOURA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLORA CONSTANCE MOURA FERNANDES
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIAS INFOCUMUNICATIVAS: Estudo das manifestações gastronômicas no Seridó paraibano
PALAVRAS-CHAVES: Processos infomemorias. Identidade. Etnografia. Gastronomia
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta tese constitui um estudo sobre as memórias infocomunicativas alimentares, tendo como objeto empírico a gastronomia do Seridó Paraibano, reconhecida nacionalmente pelo sabor e elementos tradicionais no seu modo de fazer. A informação gastronômica é um tema emergente na área da Ciência da Informação, contudo, tem trazido significativas contribuições ao abordar a memória das práticas alimentares. Nesse sentido, a pesquisa realizada tem como base duas modalidades infocomunicativas da vivência gastronômica do Seridó: a primeira, extraída de relatos que compõem a memória da experiência alimentar, e por ser referência passada de geração a geração. A segunda vem dos registros contidos em cadernos de receitas, que são, também, maneiras de perenizar o saber gastronômico, espécie de memória que orienta como combinar temperos, ervas e alimentos para se chegar ao êxito culinário. Por meio dos registros infocomunicativos são analisadas como as práticas alimentares se configuraram socialmente nos espaços de refeição na região do Seridó paraibano, na fase do apogeu da cotonicultura. A estratégia da investigação está baseada na abordagem etnográfica, visto a busca por informações que envolvem maior interação para adequado entendimento e leitura dos sujeitos. A compreensão da informação gastronômica, a subsequente aprendizagem culinária, a prática alimentar, e a consequente formação da memória culinária são perfeitamente coletadas numa abordagem metodológica da pesquisa documental associada à pesquisa etnográfica, que associa o já registrado e o experienciado, entre o que a memória firmou como relevante e o socialmente vivido.
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Externo ao Programa - 3477244 - GEYSA FLAVIA CÂMARA DE LIMA NASCIMENTO