PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LILIAN VIANA TEIXEIRA CANANÉA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN VIANA TEIXEIRA CANANÉA
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: DOMINAÇÃO MASCULINA E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO NO CONTEXTO MATERNO: estudo de caso da Escola de Negócios da Mãe Empreendedora
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Informacionais. Mediação. Empreendedorismo materno. Dominação Masculina
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A pesquisa tem como tema central o processo de mediação, apropriação e uso da informação delimitado pela seguinte questão: como as práticas de mediação da informação na área do empreendedorismo materno influenciam na construção da visão social de mundo dos indivíduos, especialmente das mulheres-mães? Defendemos que as práticas de mediação da informação de empreendedoras maternas revelam a visão patriarcal do ser mulher e mãe, que inclui a formação da mulher perfeita, mulher-maravilha e guerreira, que dá conta de todas as suas atividades de maneira exemplar, corriqueira (mulher, mãe, esposa, dona de casa, profissional, etc) e excessivamente positiva, sendo, assim, a única responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso na vida e na carreira. De natureza qualitativa, no que se refere a abordagem da realidade, e documental quanto as fontes de informação utilizada, utilizou o estudo de caso da escola de empreendedorismo, cuja proposta é ajudar mulheres-mães a investirem no próprio negócio e, assim, serem protagonistas de suas próprias escolhas. A análise/interpretação dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, à luz da Praxiologia de Bourdieu. Os resultados encontrados corroboram a hipótese construída de que, embora a proposta da escola tenha caráter emancipador e ativista, as práticas informacionais mediadas por suas administradoras reforçam o habitus masculino ao estimular e naturalizar a imagem da super-mãe-de-sucesso. O esforço e interesse em olhar para este objeto foi o de perceber como, mesmo onde se supunha existir um suspiro de emancipação e transformação, há também capturas e torções que ofuscam o olhar sobre as relações de poder. Por fim, conclui-se que há urgência de políticas públicas mais sólidas em prol dessas mulheres, especialmente no ambiente corporativo que ainda tem como prática profissional a exclusão de mães e valorização masculina, com oportunidades que não levam em consideração as caraterísticas específicas desses dois públicos.
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA DE ARAUJO SANTOS
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES