PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LILIANE BRAGA ROLIM H DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE BRAGA ROLIM H DE SOUZA
DATA: 03/08/2023
LOCAL: UFPB
TÍTULO: BIBLIOTECA 4.0 INTELIGENTE: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca 4.0; biblioteca inteligente; biblioteca universitária; inovação em bibliotecas; biblioteca do futuro.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação
RESUMO: O termo ‘Biblioteca 4.0’ tem despontado como uma possibilidade designativa para as bibliotecas de nova geração que se baseiam nas tecnologias avançadas advindas da Web 4.0 e da Indústria 4.0 para conceber suas instalações, produtos e serviços. Sendo assim, a hipótese sustentada no estudo é as bibliotecas universitárias brasileiras precisam se adequar aos rótulos ponto zero, conhecendo as possibilidades trazidas pelos atributos das tecnologias e serviços de cada uma das gerações, almejando estarem prontas para adotar o rótulo Biblioteca 4.0, como forma de se desenvolver e evoluir como bibliotecas inteligentes perante o contexto e às necessidades dos usuários contemporâneos. Dessa forma, o objetivo geral do estudo é analisar as bibliotecas universitárias brasileiras na perspectiva de Bibliotecas 4.0 inteligentes. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa prática, cujo o corpus da pesquisa são as bibliotecas universitárias pertencentes às universidades federais do Nordeste, adotando-se os seguintes procedimentos para coleta: a pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário on-line aos gestores dos sistemas de bibliotecas e o método indiciário com a técnica de brauseio. Para análise dos dados utiliza a análise de conteúdo. A análise e discussão dos resultados mostram os atributos do serviço de circulação e de disseminação e transferência da informação existentes nas bibliotecas universitárias brasileiras na perspectiva da Biblioteca 4.0 inteligente. Apresenta também a percepção dos bibliotecários gestores sobre o tema e propõe diretrizes para a criação de Bibliotecas 4.0 inteligentes de acordo com a realidade brasileira. As considerações finais mencionam que as pesquisas teóricas e aplicadas empreendidas mostram que alguns dos atributos 4.0 inteligentes já existem no cenário nacional das bibliotecas das universidades federais e, outros tantos, serviços/ tecnologias e tendências já estão presentes na sociedade e se popularizando cada vez mais. Por se tratar de um assunto relativamente novo no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, é necessário que haja mais estudos na temática, versando sobre outros olhares e com novas propostas teóricas e práticas. As bibliotecas universitárias devem estar atentas as mudanças nas tecnologias, sociedade, educação e ciência para adotar estratégias para atuarem como Bibliotecas 4.0 inteligentes, que é tecnológica, inovadora e alinhada às tendências contemporâneas de sustentabilidade, inclusão, educação, diversidade e colaboração em suas instalações, produtos e serviços, fundamentada no compromisso de ser um agente de transformação para o desenvolvimento e qualidade de vida.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS