PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE ARTHUR CORDEIRO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE ARTHUR CORDEIRO ALVES
DATA: 18/09/2023
LOCAL: Remota
TÍTULO: A colonialidade do saber na formação e institucionalização da Ciência da Informação brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação; colonialidade do saber; geopolítica do conhecimento; dependência epistêmica; intelectuais estrangeiros.
RESUMO: O colonialismo foi um momento histórico que provocou várias transformações nas relações socioeconômicas, geopolíticas, culturais e religiosas em todo o mundo. Este processo não ficou circunscrito a um período histórico, mas segue atuante em diversas expressões da colonialidade, dentre elas, a colonialidade do saber, impactando, em maior ou menor medida, a formação e a institucionalização de vários campos de conhecimento, dentre os quais a Ciência da Informação. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as influências da colonialidade do saber na formação e na institucionalização da Ciência da Informação no Brasil. Objetiva-se, especificamente: a) identificar os intelectuais estrangeiros que atuaram na implantação da Ciência da Informação Brasil; b) caracterizar a participação dos intelectuais estrangeiros identificados na produção científica, nas orientações de dissertações e nas instituições da Ciência da Informação; c) conhecer a atuação desses intelectuais estrangeiros identificados preliminarmente na pesquisa; d) examinar os elementos da colonialidade do saber que, direta e/ou indiretamente, influenciaram/influenciam a Ciência da Informação no Brasil; e) investigar silenciamentos de saberes na produção científica da área no Brasil influenciados pela colonialidade. A pesquisa tem os seguintes pressupostos: a colonialidade exerceu influência direta na educação brasileira, inclusive na Ciência da Informação; a Ciência da Informação foi implantada com base em modelos estrangeiros, obstando a criação de uma identidade nacional; a intervenção direta de pesquisadores estrangeiros na implantação na Ciência da Informação é um indício de colonialidade do saber na área; os pesquisadores que atuaram na implantação da Ciência da Informação no país influenciam a área até a contemporaneidade. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracterizar-se-á como exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Na execução, empreenderá levantamento documental visando identificar os intelectuais estrangeiros e as respectivas atuações na implantação do curso de Mestrado em Ciência da Informação do então Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação. Posteriormente, realizará um levantamento bibliográfico em três periódicos da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, a saber, Revista Ciência da Informação, Revista da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Revista de Biblioteconomia de Brasília, com o intuito de mapear investigações científicas de intelectuais estrangeiros identificados. E, visando verificar, por meio da ótica de pesquisadores brasileiros a interferência estrangeira na implantação da Ciência da Informação, utilizar-se-á a roda de conversa com docentes que atuaram na primeira década do Mestrado em Ciência da Informação do IBICT juntamente com intelectuais estrangeiros. Como resultado, espera-se identificar as marcas da colonialidade do saber na Ciência da Informação brasileira e seus impactos na área.
Presidente - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Interno - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES