PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA CARVALHO DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA CARVALHO DINIZ
DATA: 18/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do Google Meet
TÍTULO: A CURADORIA DIGITAL COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS NO SISTEMA DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE)
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Processo Judicial Eletrônico. Curadoria Digital. Gestão de documentos arquivísticos digitais.
PÁGINAS: 123
RESUMO: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem adotado e promovido o uso do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), o qual foi institucionalizado pela Resolução CNJ nº.183, de 24 de outubro de 2013. Desde então, o uso desse sistema para tramitação, gerenciamento e armazenamento de processos judiciais eletrônicos tem sido adotado nos tribunais e outros órgãos públicos de competência jurídica. Sabendo que processos judiciais eletrônicos são considerados documentos arquivísticos e que todo documento arquivístico necessita de tratamento e gerenciamento conforme os princípios e normas arquivísticas, em especial os documentos digitais, que por conta de todas as suas particularidades que atingem sua autenticidade e preservação, e considerando a Curadoria Digital como disciplina que se preocupa com todo o ciclo de vida de um objeto digital, do seu planejamento até sua preservação, traz-se a seguinte questão: de que forma a curadoria digital pode contribuir para eficiência e eficácia da gestão de documentos no contexto digital do sistema PJe do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região e em outros tribunais do âmbito trabalhista? É apresentada a seguinte hipótese: os possíveis uso da curadoria digital aliada à gestão arquivística de documentos digitais tendem a potencializar à gestão e preservação de processos judiciais eletrônicos no sistema PJe. Tem como objetivo geral: Analisar de que maneira a curadoria digital pode contribuir para eficiência e eficácia gestão de documentos digitais do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região.Apresentam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as teorias, práticas e técnicas da gestão de documentos arquivísticos digitais e da curadoria digital; investigar a prática de gestão de documentos no sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região; relacionar as práticas de curadoria digital e gestão de documentos arquivísticos e; propor um modelo de ciclo de vida de documentos arquivísticos para o sistema PJe. Apresenta revisão de literatura sobre gestão de documentos arquivísticos e Curadoria Digital, bem como capítulo sobre o objeto de estudo: o sistema de Processo Judicial Eletrônico. Em relação aos seus procedimentos metodológicos demonstra ser uma pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo. Possui aspectos qualitativos e o uso da Design Science Research para construção do artefato do modelo de ciclo de vida de documentos digitais do sistema PJe. Para coleta de dados serão utilizadas as técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturada tanto com servidores do Arquivo, quanto de técnicos e analistas do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. A técnica utilizada para interpretação dos dados coletados será a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. A expectativa é que esse estudo contribua tanto para a gestão de documentos arquivísticas do sistema PJe, bem como para a intersecção dos assuntos entre gestão de documentos arquivísticos digitais e curadoria digital.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - Gillian Leandro de Queiroga Lima
Externo à Instituição - JOSEMAR HENRIQUE DE MELO
Externo à Instituição - SANDRA DE ALBUQUERQUE SIEBRA