PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE DA SILVA MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE DA SILVA MARINHO
DATA: 25/09/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MULHERES E GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA REVISÃO A PARTIR DOS REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS FEDERAIS DE TESES E DISSERTAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: ciência da Informação; estudos de gênero; estudos sobre mulheres; produção científica; repositórios institucionais.
RESUMO: Ao longo dos séculos, as sociedades patriarcais têm sido predominantemente estruturadas em torno de uma hierarquia de gênero. A opressão enfrentada pelas mulheres tem raízes históricas e culturais, impactando nas esferas políticas, econômicas e sociais. No campo científico, isso não se difere, as mulheres enfrentaram barreiras significativas no campo científico devido à discriminação e desigualdade de gênero. Ainda que a desigualdade entre as mulheres e homens venham se reduzindo no mundo e na academia, é necessário problematizar as diferenças entre os gêneros no meio acadêmico, visto que as relações de poder permeiam também a atividade científica, impactando em tudo que é produzido. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem como finalidade analisar a produção e comunicação científica sobre mulheres e gênero na Ciência da Informação para compreender qual o panorama da produção científica sobre mulheres e gênero na pós-graduação em Ciência da Informação, com base nos Repositórios Institucionais Federais de Teses e Dissertações? Para responder a esse questionamento, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar a produção científica dos estudos sobre mulheres e gênero nos Repositórios Institucionais Federais de Teses e Dissertações dos Programas de pós-graduação em Ciência da Informação realizados no período entre 2012 a 2022. Quanto aos objetivos específicos, pretende-se mapear as teses e dissertações relacionadas à temática de gênero e mulheres nas Universidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil; identificar os principais temas utilizados nas pesquisas sobre mulheres e gênero na pós-graduação em Ciência da Informação; verificar a presença e frequência do tema de gênero e mulheres nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação, a partir da quantidade de dissertações que abordam essa temática e traçar um panorama das pesquisadoras na área de Ciência da Informação, investigando suas áreas de formação acadêmica e perfis de atuação. De acordo com os procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem quanti qualitativa, de caráter descritivo bibliográfico e documental. A coleta dos dados tem como foco o corpus formado pelas teses e dissertações dos Repositórios Institucionais dos PPGCIs do Norte e Nordeste do Brasil. Para o tratamento e análise dos resultados, será empregado técnicas bibliométricas, em que serão aplicados métodos matemáticos e estatísticos utilizando o software de planilha Microsoft Excel para analisar quantitativamente os dados. Os dados serão extraídos do Repositórios Institucionais por meio da base de dados BDTD, em que serão empregados os descritores “gênero” e “mulher” no buscador da base, pois ambos estão inseridos na temática de maneira complementar.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO