PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALBER HERMINIO CAETANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALBER HERMINIO CAETANO
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: OS PILARES DAS COMPETÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DO ARQUIVISTA: uma análise comparativa entre a formação profissional e as interlocuções do mercado de trabalho no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: arquivologia e arquivista; mercado de trabalho; competências e habilidades; formação arquivística; cursos de Arquivologia-Brasil.
RESUMO: Aborda a formação profissional dos arquivistas no Brasil, considerando as influências históricas, sociais e políticas que moldaram a evolução da arquivologia ao longo do tempo. Essas interações e influências têm desempenhado um papel crucial na definição dos currículos de formação e das competências teórico-práticas concebidas para os arquivistas. Baseia-se na análise comparativa entre os currículos de formação acadêmica em arquivologia e as habilidades requeridas pelo dinâmico mercado de trabalho no país. Enfoca especificamente as competências teórico-práticas que sustentam a atuação eficaz dos profissionais nesse campo. Apresenta as seguintes questões norteadoras de pesquisa: Quais são as principais competências teórico-práticas identificadas nos currículos de formação acadêmica em arquivologia? Como essas competências são percebidas pelo mercado de trabalho? Quais são as perspectivas para a formação profissional do arquivista no Brasil, considerando as tendências emergentes no mercado de trabalho e as necessidades em constante evolução? Destaca como objetivo geral: analisar as congruências, entre as competências e habilidades contidas nos Projetos Pedagógico dos Cursos de Arquivologia (PPCs) no Brasil e as exigências vigentes do mercado de trabalho nacional. Partindo do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: identificar as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho do arquivista no setor público e privado; verificar as competências e habilidades que compõem os PPCs dos cursos de Graduação em Arquivologia do Brasil; comparar as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho com as contempladas nos PCCs dos Cursos de graduação em arquivologia brasileiros; d) apresentar as competências emergentes para a formação do Arquivista contemporâneo. A pesquisa será exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, empregando abordagem mista com elementos quantitativos e qualitativos. A análise de conteúdo (Bardin) será utilizada para a análise e interpretação dos dados coletados. Os resultados serão interpretados à luz da literatura relevante, enfatizando as relações entre formação acadêmica, competências teórico-práticas e interações com o mercado de trabalho. As conclusões refletirão as evidências coletadas e as análises realizadas, fornecendo respostas às questões de pesquisa e recomendações para alinhar a formação dos arquivistas às demandas do mercado de trabalho no Brasil, priorizando as competências teórico-práticas.
Presidente - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA