PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLY FELIX DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLY FELIX DA SILVA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: EVIDÊNCIAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande – inovando de modo estratégico
PALAVRAS-CHAVES: inovação; gestão da inovação; biblioteca universitária; Sistema de Bibliotecas; Universidade Federal de Campina Grande.
RESUMO: A inovação tem se destacado como um fator primordial para o desenvolvimento e otimização da excelência de instituições acadêmicas no desempenho de suas atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão. Diante a discursões que versam sobre a postura inovadora dos espaços informacionais, tendo como ponto focal a biblioteca, surge o tema da pesquisa Gestão da Inovação em Bibliotecas Universitárias, considerando o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em busca da satisfação das necessidades informacionais dos usuários, as bibliotecas universitárias têm aderido a utilização de novas ferramentas e produtos (bens e serviços) tecnológicos inovadores, que facilitam o acesso a informação. Apoiada nesse argumento, a questão que norteia essa pesquisa está pautada na seguinte pergunta: A gestão da inovação aplicada ao Sistemoteca da UFCG tem contribuído para facilitar o acesso autônomo dos usuários aos recursos informacionais disponíveis nas bibliotecas? Fundamentado na problemática apresentada, este estudo teve como objetivo geral investigar as evidências de gestão da inovação implementadas de maneira consciente no Sistemoteca da UFCG. Em relação aos procedimentos metodológicos, tratar-se-á de uma pesquisa de Survey, conduzido sob a forma de pesquisa exploratória-descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados, envolvendo o levantamento bibliográfico e documental, além da pesquisa de campo que prevê a utilização de questionário. A análise e os resultados esperados serão destacados de acordo com os objetivos da pesquisa. As considerações finais permitirão evidenciar a importância da inovação para o atendimento dos usuários que utilizam os serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFCG.
Presidente - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER