PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE PEREIRA DE SOUZA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: GENEALOGIA ACADÊMICA DOS CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Genealogia Acadêmica. Mestrado Profissional em Biblioteconomia. Pesquisa em Biblioteconomia. Produção Científica.
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Cujo universo a ser pesquisado é composto pelos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia – PPGB, no Brasil, na modalidade Mestrado Profissional, ofertados pelas Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO e Universidade Federal do Cariri – UFCA. Sendo a amostra representada pelos Docentes / Pesquisadores vinculados aos dois cursos, considerando suas relações de orientação formais. A questão norteadora da pesquisa, busca responder quais as contribuições e o legado do Mestrado Profissional em Biblioteconomia no Brasil e como o Mestrado Profissional em Biblioteconomia fortalece a Ciência da Informação brasileira? Nessa perspectiva, o estudo da GA proposto, implicará no conhecimento, de como foram/são criadas as relações entre orientador e orientando, nos PPGBs, a partir do processo de formalização da orientação. Desta forma, justifica-se a escolha da temática, por consideramos que a GA apresenta-se como uma forma eficiente de mensurar índices de produtividade, sejam elas individuais ou coletivas, uma vez que a GA, é uma ferramenta capaz de mapear toda a trajetória acadêmica desses atores, haja vista, fornecer um estudo quantitativo detalhado da herança intelectual perpetuada através dos relacionamentos de orientação acadêmica entre professores (orientadores/supervisores) e seus alunos (orientados) em forma de árvore genealógica. Como objetivo geral, pretende-se investigar a trajetória dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia – PPGB (Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO e UFCA) através da genealogia acadêmica. Tendo como estratégias, o mapeamento do perfil acadêmico-científico dos pesquisadores vinculados aos PPGBs da UNIRIO e UFCA. Bem como analisar a contribuição científica desses docentes para a formação de novos profissionais e pesquisadores na área, conhecendo a herança intelectual deixada pelos pesquisadores dos PPGBs partir de seus ascendentes e descendentes acadêmicos. Com vistas a identificar o legado intelectual dos pesquisadores para a Biblioteconomia brasileira, a fim de construir a árvore genealógica dos pesquisadores dos PPGBs no Brasil, considerando como referência a UNIRIO e a UFCA. Desta forma, espera-se que ao estudar a GA dos cursos de Mestrado profissional em Biblioteconomia no Brasil, nos possibilite conhecer a trajetória científica e institucional dos docentes/pesquisadores, vinculados aos cursos, apontando entre outros aspectos, a evolução do seu campo científico em nível nacional.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA