PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ESDRAS RENAN FARIAS DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESDRAS RENAN FARIAS DANTAS
DATA: 29/09/2023
LOCAL: meet.google
TÍTULO: Praticas cientificas questionáveis: em foco os periódicos predatórios
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Periódico predatório. Periódico enganoso. Periódico questionável. Publicação predatória. Periódico predatório na Ciência da Informação. Bibliotecário de comunicação acadêmica.
RESUMO: Os periódicos científicos surgiram como veículos de comunicação para autores de diversos campos do conhecimento científico e tecnológico, que publicam mediante pagamento de taxas de processamento de publicação, também conhecidas como taxas de processamento de artigo (APC). Os periódicos predatórios são uma preocupação crescente na comunidade científica, afetando diversas áreas do conhecimento. Na área da Ciência da Informação (CI), que investiga a produção e disseminação da informação, a temática dos periódicos predatórios levanta preocupações sobre a integridade da produção científica e seus impactos. No entanto, a UFPB carece de investigações sobre a presença e impacto dos periódicos predatórios em sua produção científica. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a presença, características e possíveis impactos dos periódicos predatórios na produção científica da UFPB. A partir da identificação das publicações científicas de pesquisadores vinculados à Instituição, analisaremos as práticas de publicação predatória da Universidade, que pode resultar em dados e análises relevantes para a comunidade acadêmica da UFPB, no tocante ao combate de práticas questionáveis de divulgação de resultados de pesquisas. Para além da realidade local, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de diretrizes, mecanismos e iniciativas que auxiliem pesquisadores, bibliotecários e gestores a lidar com o desafio da publicação predatória. Diante das conjecturas elucidadas na idealização deste estudo, a nossa tese é de que a UFPB, apesar de caracterizar-se como instituição de pesquisa que deveria possuir indicadores de produção científica com o objetivo de identificassem algum problema de prática predatória de publicação acadêmica, desconhece a sua produção científica quanto ao quesito, não conseguindo empenhar esforços institucionais contra práticas questionáveis de comunicação científica. A metodologia da pesquisa será pautada em uma abordagem empírica e descritiva, com conduta quantiqualitativa, que ofereça condições para analisar a produção científica da UFPB com foco nas publicações em periódicos predatórios. A metodologia é caracterizada pela abordagem bibliográfica de pesquisa, tendo em vista que foi realizado um levantamento exaustivo de literatura. Inicialmente de natureza bibliográfica, o estudo progressivamente assume características descritivas. Os pesquisadores frequentemente buscam descrever situações, fenômenos, objetos, entre outros, apresentando como um determinado acontecimento se manifesta em outro contexto.
Presidente - 1286412 - MARYNICE DE MEDEIROS MATOS AUTRAN
Interno - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA