PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CLAUDIA ALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA CLAUDIA ALVES FERREIRA
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: TOMADA DE DECISÕES ALGORÍTMICAS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONSIDERANDO A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
PALAVRAS-CHAVES: algoritmos; inteligência artificial; LGPD; ciência da informação.
RESUMO: Os dados evoluem para se tornarem informações valiosas a cada dia. Dados coletados necessitam de salvaguardas, especialmente em face das inovações tecnológicas, muitas vezes sendo organizados e utilizados para estabelecer padrões que impactam os procedimentos de tomada de decisões. A compreensão de todo esse processamento de dados se percebe através do uso do algoritmo. É necessário estudar os desafios e impactos que as decisões algorítmicas apresentam em relação a privacidade e proteção de dados. Neste contexto a Lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD) garante diretrizes que buscam a proteção, para que decisões algorítmicas estejam em conformidade com a norma. Diante desse contexto para responder o problema de pesquisa, o objetivo geral do estudo analisar o impacto das tomadas de decisões algorítmicas na privacidade das pessoas considerando a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e as Ciências Jurídicas. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: Estudar a variação algorítmica existente nos processos de tomada de decisões; Examinar os princípios, diretrizes e obrigações da LGPD, compreendendo sua relevância para a proteção da privacidade e dos dados pessoais; Identificar como os algoritmos operam, compreendendo os processos de coleta excessiva, processamento e utilização de dados dos indivíduos; Avaliar as implicações da tomada de decisões algorítmicas para a confiabilidade e transparência das decisões. Trata-se de uma pesquisa que, quanto a sua abordagem, adota aspectos qualitativos e quantitativos. Em relação aos objetivos da investigação, a mesma se classifica como correlacional. A pesquisa será realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental. O referencial teórico está fundamentado na tomada de decisões algorítmica, proteção de dados pessoais considerando os princípios e diretrizes da Lei geral de proteção de dados e nos aspectos relacionados à Ciência da informação.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 774857 - JULIO AFONSO SA DE PINHO NETO