PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DANIELLE ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRAGMÁTICAS DA ARQUIVOLOGIA E SEUS IMPACTOS NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Arquivologia; perspectivas teóricas e pragmáticas da Arquivologia; memória; preservação da memória. social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A Arquivologia tem uma longa trajetória enquanto atividade empírica, contudo, o seu delineamento enquanto disciplina científica autônoma tem início no século XIX após a publicação de inúmeros manuais e o surgimento de cursos profissionalizantes. Para tanto, apesar da relevância das publicações para a concepção teórica da área, percebe-se que a Arquivologia não consegue se desvincular do modelo tecnicista voltado essencialmente para a prática. Visando um aparato mais sólido para as reflexões científicas, alguns pesquisadores inserem a Arquivologia no arcabouço da Ciência da Informação, contudo, questões fundamentais da área, continuam sem resposta. Deste modo, a presente pesquisa surge pela necessidade de redimensionar as reflexões do campo, com vistas a aprofundar a sua teoria e prática, possibilitando assim, ressignificar o seu modelo tecnicista que condiciona e engessa as práticas profissionais e naturalizam a ideia de memória sem privilegiar os seus aspectos como construção social. Temos ciência que o Estado e outras estruturas de poder vigentes, utilizam de estratégias políticas para atender as suas necessidades e fomentar silenciamentos e manipulação da nossa memória coletiva, contudo, esse cenário só pode ser modificado, se lançarmos reflexões efetivas em torno dos discursos que estruturam as perspectivas teóricas e pragmáticas e delimitam normas e rotinas no âmbito arquivístico. Portanto, diante deste contexto, temos como objetivo geral: apresentar e problematizar os processos discursivos que estruturam as perspectivas teóricas e pragmáticas que delimitam normas e rotinas no âmbito arquivístico e seus impactos na preservação da memória social. Metodologicamente, fizemos uso da pesquisa exploratória-explicativa com natureza qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, faremos uso da pesquisa bibliográfica, no qual seguiremos as etapas de identificação, sistematização e análise crítica da produção bibliográfica acerca da temática pertinente ao campo de investigação da Arquivologia. Após a análise da literatura, reafirmamos a necessidade de ampliação de pesquisas com foco na área, e, sobretudo, de uma formação mais crítica e propositiva dos arquivistas para que seja possível reconhecer os diversos discursos em torno das normas e rotinas do âmbito arquivístico, principalmente, no que tange a avaliação. Esse processo ainda está muito preso aos discursos da História, e fundamentalmente atrelado as demandas do Estado. Deste modo, a ideia de memória na Arquivologia é tratada de forma naturalizada e sem privilegiar esse substrato como uma construção social, resultando em acervos permanentes que pouco representa a sociedade em suas múltiplas dimensões, atrapalhando assim, no processo de ressignificação da memória. Por fim, reafirmamos que para que os arquivos venham a contribuir efetivamente à sociedade é fundamental que os arquivistas atendem para o processo da avaliação, respeitando não só o valor funcional dos documentos, mas também, o seu potencial informacional, cultural e de memória.
Externo ao Programa - 1089747 - CARLA MARIA DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO