PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JOELMA DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: UNIVERSIDADE LIVRE FEMINISTA: UMA METODOLOGIA EM FAVOR DO PROTAGONISMO SOCIAL DAS MULHERES PAUTADA NAS DIMENSÕES DA MEDIAÇÃO CONSCIENTE DA INFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Mediação da Informação. Protagonismo Social. Universidade Livre Feminista. Feminismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo a discussão sobre o protagonismo social das mulheres a partir da mediação da informação realizada junto às mulheres participantes do processo formativo implementado pela Universidade Livre Feminista (ULF). Por meio da abordagem dos conceitos de informação, mediação da informação e protagonismo social das mulheres apresenta as dimensões da mediação da informação – formativa, dialógica e política – no processo formativo efetivado pela ULF, dialogando com as consequências das dinâmicas das opressões sofridas pelas mulheres ao longo da História, em virtude das estruturas capitalista, machista e racista. Enfoca o protagonismo social enquanto conceito cujo significado relacional permite ser compreendido nos aspectos individual e coletivo das pessoas envolvidas num determinado contexto é entendido como uma condição de empoderamento das mulheres. A problemática da pesquisa está fundamentada em como a mediação da informação incide no protagonismo social das mulheres participantes do processo de formação promovido pela ULF. Considerando que essas mulheres partilham uma realidade comum por estarem ligadas a grupos ou organizações feministas. A problemática da pesquisa foi entender de que forma a ULF pode contribuir para o fortalecimento do protagonismo social das mulheres por meio da mediação consciente da informação. Partimos do pressuposto que a Universidade Livre Feminista tem uma relevante contribuição para a sociedade, especialmente por possibilitar o acesso e a apropriação da informação. O objetivo geral foi analisar a mediação da informação delineada pela Universidade Livre Feminista como uma estratégia que favorece o protagonismo social das mulheres, impactando nas percepções sobre os direitos das mulheres. Os objetivos específicos foram: 1) Descrever o processo de mediação da informação delineado pela Universidade Livre Feminista, 2) Apresentar os conteúdos do processo formativo da Universidade Livre Feminista e; 3) Verificar como as mulheres participantes das formações se apropriam das informações medidas pela Universidade Livre Feminista, colaborando para o alcance do protagonismo social. A pesquisa desenvolvida é correlacional com abordagem qualitativa. O método de análise da pesquisa consiste na Análise do Discurso (AD). Os resultados encontrados confirmam que a mediação da informação da UFL alcança a efetivação de três das cinco dimensões: formativa, dialógica e política por meio das formações acessadas pelas mulheres se apropriando dos conteúdos disseminados. Concluiu-se que os conteúdos mediados nas formações realizadas evidenciam a apropriação da informação contribuindo para o protagonismo social das mulheres.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO