PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FRANCISCA ROSIMERE ALVES DE LIMA ANICETO

DISCENTE: FRANCISCA ROSIMERE ALVES DE LIMA ANICETO
DATA: 22/09/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: Os Estudos de Práticas Informacionais na Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil: Apropriações e Usos
PALAVRAS-CHAVES: práticas informacionais; pós-graduação; produção científica; ciência da informação;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Os estudos com a temática de práticas informacionais veem crescendo e ganhando relevância dentro do campo da Ciência da Informação no Brasil. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever como os estudos de práticas informacionais foram realizados no campo da Ciência da informação no Brasil, nas pesquisas de mestrado e doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação até o ano de 2022. No que tange ao percurso metodológico, a presente pesquisa caracteriza-se do tipo descritiva e documental, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada na base de dados Catálogo de Tese e Dissertações (CAPES). Essa base foi selecionada por integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. A busca na base de dados foi realizada no período de setembro a dezembro de 2022, utilizando a palavra-chave “práticas informacionais”, sem aplicar filtros ou estratégias de refinamento para seleção dos trabalhos. Os estudos selecionados foram analisados quantitativamente e qualitativamente em relação à temática de práticas informacionais. Os dados quantitativos foram analisados a partir da estatística descritiva. Para os dados qualitativos foi utilizada a técnica de categorização de acordo com o método de análise de conteúdo. Dos 39 trabalhos foram selecionados (29 dissertações e 10 teses), a maioria (n= 17; 43,6 %) das dissertações e teses sobre práticas informacionais foram desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo o Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo como principal orientador. Em relação aos autores utilizados nos trabalhos, se destacam, Savolainen, Marteleto, Araújo, McKenzie. Adicionalmente, foi possível observar que práticas informacionais é a categoria conceitual central das pesquisas e que estas possuem uma diversidade de temas relacionados, tais como, resiliência informacional, mediação, comunicação científica, protagonismos social etc. Constatamos, assim, que as pesquisas na Pós-Graduação em Ciência da Informação, com a temática da Práticas Informacionais, tem se ampliado e se relacionado com temáticas clássicas e emergentes do campo contribuindo, assim, para reforçar a dimensão social da área.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO