PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA ALVES LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA ALVES LACERDA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: Sala do PPGCI
TÍTULO: DIPLOMÁTICA ARQUIVISTICA: análise de diplomas de graduação, pós-graduação e certificados de participação em cursos e eventos científicos
PALAVRAS-CHAVES: Diplomática Arquivística. Análise diplomática.
RESUMO: O conceito diplomática é de origem grega e traz em sua gênese o significado de “diploma” correspondente a uma espécie de ato jurídico. Na Idade Média passa a ser associado a autenticidade, seguindo a mesma semântica da análise da veracidade dos documentos, ainda na perspectiva jurídica. No contexto da Arquivologia, a literatura evidencia que a diplomática entra em cena a partir de 1681, com a publicação da obra de Dom Mabillon, intitulada "De re diplomatica libri VI”, em que desenvolve um método de análise sobre as regras fundamentais da análise crítica da diplomática. Em 1867, a definição de documento aparece pela primeira vez, diretamente associado como o objeto de estudo da Diplomática Arquivística (SICKEL, 1867, p. 02, apud Tognolli, 2018). Daí em diante a Diplomática Arquivística ganha novos horizontes, e em consequência do aparecimento de documentos arquivísticos digitais, novas abordagens foram puxadas por Luciana Duranti no projeto International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems (InterPARES).Os documentos de arquivos crescem em todos os contextos das organizações e pessoas, tanto de modo analógico como digital. Tal fato nos despertou para a realização desta pesquisa de modo a responder ao seguinte questionamento: Quais são os elementos da Diplomática Arquivística presentes nos diplomas universitários e nos certificados oriundos de participação em cursos ou eventos? Para a concretização da investigação, definiu-se como objetivo geral analisar a presença dos elementos da Diplomática arquivística em uma amostra de diplomas de graduação, pós-graduação e nos certificados de eventos. Os objetivos específicos são: Mapear, aleatoriamente, uma amostra de diplomas de graduação, pós-graduação e certificados de eventos, junto aos contatos da pesquisadora; Verificar se os elementos da Diplomática Arquivística estão presentes na produção desses documentos; Examinar a presença dos elementos (intrínsecos ou extrínsecos) da Diplomática Arquivística são mais evidenciados nesses documentos. A metodologia pesquisa qualitativa, exploratória e descritivo, pautado nos estudos de casos múltiplos. Para a Análise Diplomática dos documentos arquivísticos nos pautaremos na proposta de Tognoli (2013). Adotaremos também do estudo de multicascos, em uma amostra de diplomas e certificados da autora da dissertação e outros obtidos por colegas e inclusive coletados no ciberespaço, analisando-se os pré-requisitos para garantir a autenticidade dos referidos documentos.
Presidente - 081.236.673-53 - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES