PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE CHAVES DE ARAUJO FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE CHAVES DE ARAUJO FEITOSA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: Arquivistas enquanto usuários da informação: necessidades informacionais de profissionais arquivistas do IPHAN, uma pesquisa com base no Modelo Sense -Making
PALAVRAS-CHAVES: estudo de usuários; usuários de arquivos; arquivista usuário da informação; Sense-Making; IPHAN
RESUMO: O arquivista é citado com frequência nas produções acadêmicas exercendo o papel de mediador da informação. O trabalho traz como proposta colocar este profissional frente a um espelho, para que o mesmo possa ter a oportunidade de ver refletidas as suas necessidades informacionais e se enxerguem também como usuário da informação. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar as necessidades informacionais dos arquivistas do IPHAN na prática do exercício da sua profissão, nas unidades distribuídas pelos Estados brasileiros. Para tanto, utiliza-se o Modelo Sense-Making (abordagem de construção de sentido), de Brenda Dervin, como principal aparato teórico-metodológico. Quanto à metodologia, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva com pesquisa de campo e abordagem quantiqualitativa. Realizar-se-á uma revisão bibliográfica para compor o aporte teórico. O universo da pesquisa são os 22 arquivistas do IPHAN, já a amostragem, será o total de convidados que se dispuserem a responder à entrevista, escolhida como instrumento de coleta de dados. Esta, configura-se como semiestruturada para melhor representar as falas dos entrevistados. Após a coleta, para a análise e interpretação dos dados obtidos adotar-se-á a análise de conteúdo de Bardin. Acredita-se na pertinência deste estudo, pois, um serviço público de tamanha notoriedade nacional, como é o prestado pelo IPHAN, necessita de que o profissional que atua na instituição possa ter minimizadas as barreiras informacionais, sejam elas institucionais, técnicas, de recursos humanos, estruturais ou psicológicas, para otimização da sua prática profissional. Para tanto, entende-se que a existência, conhecimento e acesso às fontes seguras de informação colaboram para com os profissionais. Espera-se com a pesquisa identificar também os gargalos informacionais da instituição, retornando para ela resultados que possam contribuir com a oferta de um serviço público de qualidade.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO