PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC ROZAS RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC ROZAS RIOS
DATA: 28/09/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: O TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL: proposta de modelo de maturidade sob a perspectiva dos marcos legais brasileiros
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação. Lei Geral de Proteção de Dados. Método Delphi. Modelo de Maturidade. Tratamento de Dados Pessoais.
RESUMO: A complexidade inerente à globalização, os avanços tecnológicos e a atuação da sociedade da informação trazem à baila reflexões sobre a importância dos dados e a necessidade dos cuidados no tratamento dos mesmos. Dependendo da forma que esses dados e informações são tratados e organizados, podem representar grandes riscos e impactos tanto para os indivíduos quanto para as organizações e a sociedade em geral, tornando-se evidente a imprescindibilidade da existência de normas e preceitos legais para tratar e proteger os dados, e mais precisamente, os dados pessoais. Concomitantemente, as instituições de ensino visam a melhoria contínua dos seus processos, sistemas e serviços, enfrentando desafios particulares no que tange a gestão, implementação e conformidade com normativos legais vigentes em ambientes públicos. Neste contexto, objetiva-se estudar elementos para um modelo de maturidade para tratamento de informações e dados pessoais nas Universidades Federais do Brasil sob a perspectiva da Lei Geral da Proteção de Dados e demais marcos legais brasileiros sobre o tema. A estrutura proposta assumirá a configuração de uma ferramenta administrativa que viabiliza o mapeamento das capacidades organizacionais quanto ao tratamento dos dados pessoais mediante a aplicação do modelo proposto, a ser construído e validado por meio do método Delphi. A pesquisa é de natureza exploratória-descritiva com uma abordagem qualitativa. Ela está organizada em seis seções inter-relacionadas. A primeira seção introduz o tema da pesquisa, suas justificativas, problematização e objetivos. As seções dois e três discutem a base teórica, abordando os marcos legais relacionados à proteção de dados pessoais e os conceitos, elementos e características associados aos modelos de maturidade. A quarta seção descreve a metodologia, incluindo a natureza da pesquisa, a delimitação do campo e dos sujeitos, bem como os instrumentos para a coleta e análise de dados, além da estrutura do modelo de maturidade para o tratamento de dados pessoais a ser proposto. Na quinta e sexta seções pretende-se analisar os dados, propor e validar o modelo de maturidade para o tratamento de dados pessoais, ponderar os resultados da pesquisa, bem como apresentar as considerações finais do trabalho.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO