PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGERLÂNIA REZENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGERLÂNIA REZENDE
DATA: 21/09/2023
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DOS POVOS INDÍGENAS
PALAVRAS-CHAVES: competência crítica em informação; povos indígenas; desenvolvimento da competência crítica; necessidades informacionais; emancipação social.
RESUMO: O contexto atual é considerado como a era da sociedade da informação. A informação desempenha um papel fundamental que condiciona vários aspectos da vida social, econômica, cultural e governamental. Diante desse cenário, a Ciência da Informação tem um papel essencial. A Ciência da Informação lida com questões relacionadas à comunicação, o conhecimento, os registros criados pelos seres humanos, o excesso informacional, as fake news, os fluxos de informação e ferramentas tecnológicas. Em meio a essa perspectiva o desenvolvimento da Competência Crítica em Informação se torna primordial. A Competência Crítica em Informação capacita os sujeitos a utilizarem a informação de forma consciente, crítica, reflexiva e responsável. Habilita o sujeito a saber usar e disseminar a informação segura e de qualidade em diversas fontes. No âmbito das sociedades minoritarizadas, vulneráveis e excluídas o desenvolvimento da Competência Crítica em Informação ajuda na conscientização, sendo uma das fundamentais tarefas para uma educação realmente liberadora e respeitadora do ser como pessoa. Esta proposta de projeto de tese busca estudar uma dessas camadas minoritarizadas, vulneráveis e excluída, que é a comunidade indígena Karitiana no Estado de Rondônia. Com base nisso, este projeto objetiva analisar os processos de desenvolvimento e construção da competência crítica em informação, por meio das necessidades informacionais da comunidade indígena Karitiana, como forma de resistência e defesa de seus direitos. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, pois busca estudar uma realidade social em níveis que não podem ser quantificados. Como instrumento de coleta de dados, para o projeto foi escolhido a entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados será empregada a técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Espera-se que o desenvolvimento deste estudo possa vislumbrar novos olhares referentes a possibilidades de novos estudos com essa temática no campo da Ciência da Informação.
Presidente - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 037.240.497-90 - ANNA CRISTINA CALDEIRA DE ANDRADA SOBRAL BRISOLA - UFRJ
Interno - 031.559.224-94 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA - UFAL
Externo à Instituição - ARTHUR COELHO BEZERRA