PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANA ROBERTA DOS SANTOS EVANGELISTA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANA ROBERTA DOS SANTOS EVANGELISTA COSTA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: REDES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE GESTÃO DA INFORMAÇÃO: análise de dissertações e teses de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Região Nordeste
PALAVRAS-CHAVES: gestão da informação; rede de colaboração científica; produção científica; ciência da informação; programa de pós-graduação.
RESUMO: As redes de colaboração científica são meios eficazes para demonstrar as relações sociais e identificar atores chaves entre os seus participantes. Os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) representam um ambiente propício para investigar as relações colaborativas na temática da Gestão da Informação (GI). Considerando que a GI é um processo de organização, armazenamento, recuperação e uso da informação dentro das organizações, o estudo objetiva analisar a rede de colaboração científica sobre a temática gestão da informação na produção acadêmica dos PPGCIs da Região Nordeste. Metodologicamente se caracteriza como pesquisa de nível exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa e adoção da metodologia de análise de redes sociais, a partir da medida centralidade. Constitui-se uma pesquisa documental, utilizando-se como fonte para coleta de dados as dissertações e teses em um recorte temporal entre 2018 e 2023, os sites dos PPGCIs, os Repositórios Institucionais, o Currículo Lattes e a Plataforma Sucupira. Utilizar-se-á o software Excel para construção de planilhas e o Gephi para visualização de grafos. Espera-se identificar as dissertações e teses sobre a temática GI defendidas nos PPGCIs da região Nordeste, caracterizando-as quanto a autoria, (co)orientação, ano de conclusão e banca examinadora; revelar a rede de colaboração quanto aos atores, a centralidade, a formação acadêmica e o vínculo institucional e; mapear o corpus teórico da produção acadêmica quanto a palavras-chave, etapas da GI e autores citados. Dessa forma, almeja-se contribuir para revelar padrões de colaboração, identificar grupos de pesquisa, verificar a distribuição da produção científica, os autores seminais sobre a temática e as etapas de GI mencionadas nas pesquisas e, ainda, destacar pesquisadores e instituições de maior relevância na Região e na área de Ciência da Informação. Por fim, será possível demonstrar as possíveis relações sociais sobre a temática gestão da informação nos PPGCIs da Região Nordeste.
Presidente - 2360068 - ALZIRA KARLA ARAUJO DA SILVA
Interno - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER