PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ADELAIDE HELENA TARGINO CASIMIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELAIDE HELENA TARGINO CASIMIRO
DATA: 20/12/2023
LOCAL: https://www.youtube.com/watch?v=EWq_nJY256o
TÍTULO: TECNOLOGIAS PÓS-HUMANISTAS E O MERCADO DE TRABALHO: desafios para os Arquivistas
PALAVRAS-CHAVES: Arquivologia no Brasil; Gestão da Informação e do Conhecimento; Cenários prospectivos; Tecnologias pós-humanistas; Inteligência Artificial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A atual Sociedade da Informação e do Conhecimento tem exigido cada vez mais daqueles que atuam em diversas áreas habilidades que envolvam os recursos tecnológicos presentes nas organizações onde trabalham. A História indica que ao longo dos milênios as tecnologias (da pintura rupestre ao software) promovem mudanças comportamentais, sociais, físicas e mentais de todos aqueles que dela se utilizam direta ou indiretamente. Esta pesquisa objetiva analisar as implicações das mudanças que as tecnologias estão provocando, de modo a delinear o perfil desejável para o Arquivista no mercado de trabalho. De modo que seja respondida a problemática: quais desafios podem ser prospectados em relação ao perfil e ao mercado de trabalho do profissional Arquivista? Este trabalho está calcado na tese de que os profissionais Arquivistas estão tendo, cada vez mais, suas atividades laborais replicadas por tecnologias pós-humanistas, em especial aquelas atribuições que demandam menos da cognição humana e mais de execuções repetitivas de comandos previamente estabelecidos, fazendo com que o mercado de trabalho privilegie a aquisição desses tipos de tecnologias em detrimento da contratação de profissionais humanos. Quanto a estrutura metodológica, possui abordagem indutiva, com enfoque qualitativo e quantitativo, aplicando os procedimentos comparativo e estatísticos e de natureza bibliográfica. A coleta e análise dos dados, foi feita com aplicação dos métodos de revisão sistemática da literatura com uso do PRISMA, Grupo Focal, método de Delphi e método de Godet. O estudo revela que as variáveis Matriz Curricular, Marketing, Educação continuada e Concursos públicos impactam diretamente a movimentação dos atores Arquivistas, Arquivos, Associação, Cursos de graduação em Arquivologia, Governo e Tecnologias pós-humanistas, criando quatro cenários prospectivos possíveis para o futuro da profissão. Os resultados obtidos proporcionam uma compreensão abrangente das expectativas do mercado e dos desafios enfrentados pelos Arquivistas. Diferenças e similaridades nos cenários prospectados destacam a necessidade de ajustes na formação básica, implementação de estratégias de marketing eficazes e a relevância do engajamento associativo. As estratégias propostas visam preparar esses profissionais para lidar com as transformações iminentes, enfatizando uma visão estratégica e conscientização tecnológica para assegurar uma posição relevante no mercado laboral. A pesquisa conclui com sugestões para futuras investigações, incluindo a expansão do estudo para outros países, aprofundamento das implicações éticas associadas ao uso de tecnologias pós-humanistas, desenvolvimento de protocolos para o uso ético dessas tecnologias, estudos de casos práticos, avaliação da aceitação dessas tecnologias pelos profissionais e pela sociedade e a promoção do treinamento contínuo. O trabalho finaliza ressaltando a resposta satisfatória à problemática proposta, proporcionando um olhar instigante para novas indagações e reflexões na Ciência da Informação e Arquivologia.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA