PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EVERTON FERNANDES DE LIMA

DISCENTE: EVERTON FERNANDES DE LIMA
DATA: 04/03/2024
LOCAL: Prédio da Pós-graduação do CCSA - Mini auditório 1
TÍTULO: GEOGRAFIA DAS PLACAS: DO MINERAL AS PRÁTICAS SÓCIOHISTÓRICA E INFOMEMORIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Placas de formatura; médiuns de memória. Informação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Teoria Geral da Informação
RESUMO: As placas de formatura não têm sido objetos de investigação no campo da Ciência da Informação ou em outras áreas do conhecimento no Brasil. Essa afirmativa se sustenta devido aos incansáveis esforços investigativos realizados em bases de dados e registros bibliográficos. Diante da escassez de material informacional e pesquisas sobre essas placas, aliada ao interesse pessoal por esse objeto, que transcende as barreiras e aparatos decorativos, considerando seu potencial investigativo e as diversas possibilidades de análises provenientes dos estudos da Memória e Ciência da Informação, as placas tornam-se objeto desta dissertação. Assmann discorre sobre os médiuns de memória, locais onde as informações são registradas e acessíveis, possibilitando a evocação de lembranças. Concordamos com a autora e compreendemos que as placas, sejam de formatura ou não, possuem um poder potencialmente investigativo, considerando os registros anteriormente gravados em seu suporte. Adicionalmente, compreendemos que tais placas podem ser consideradas documentos e monumentos, visto que o primeiro não se restringe aos convencionais suportes de papel e o segundo a uma grande estrutura. Assim, com o intuito de compreender as placas enquanto médiuns de memória, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba foi escolhido como objeto de investigação in loco. Para tanto, as placas presentes no centro foram mapeadas, e a partir desse processo, buscou-se identificar, compreender e caracterizar os elementos sócio-históricos e culturais, além de situar e destacar as placas enquanto médiuns. Além disso, como esses objetos refletem aspectos sócio-históricos, culturais e infomemoriais de um passado remoto e podem fundamentar investigações para o presente e futuro, buscou-se compreender e analisar os dados passíveis de extração. Com vistas a alcançar os objetivos propostos, optou-se metodologicamente pelo método e/ou paradigma indiciário atribuído a Carlo Ginzburg. Dessa forma, a análise da massa documental considerou um complexo conjunto de elementos por nós definidos, não negligenciando pontos menos observáveis das placas e verificando sua contextualização de construção, relação com outros cursos e elementos, bem como aspectos da cultura local, entre outros. Do total de 228 placas registradas, uma vez que a análise da totalidade documental era inviável, essas foram categorizadas e divididas em "elementos", compostos pelos fatores físicos que as formam. A partir desse ponto, foram escolhidas placas de cada elemento para permitir uma abordagem ampla e diversificada nas áreas e perspectivas investigativas. Como resultados, torna-se evidente a relação que os cursos do Centro de Humanidades têm com personalidades que atuam em prol da justiça social, a manifestação de anseios por melhores condições de vida e questões amplamente relacionadas aos direitos humanos.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 290121 - EDNA GOMES PINHEIRO