PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ARTHUR FERREIRA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR FERREIRA CAMPOS
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Repositórios Digitais e a Arquitetura da Informação: contributo para a avaliação de repositórios institucionais
PALAVRAS-CHAVES: avaliação de ambientes informacionais; Repositórios Digitais; Arquitetura da Informação; sociedade em rede; Tecnologia da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Esta pesquisa estuda os Repositórios Institucionais como ambientes informacionais digitais favoráveis a Ciência Aberta, dentro da categorização sociológica denominada de sociedade em rede. A comunicação e o compartilhamento de informação e conhecimento pelo sujeito na sociedade em rede é gerado por meio de dispositivos tecnológicos e do acesso à internet e, no âmbito do conhecimento científico, a comunicação em rede atinge os cientistas e a sociedade em geral. Para isso, os Repositórios Institucionais contribuem para externalizar a produção científica dos pesquisadores de uma instituição e contribuem na formalização de uma rede de pesquisa e compartilhamento em nível nacional e internacional, sob a ótica do acesso aberto. Para atingir a um público vasto, a disposição de informação nesses ambientes deve ser compreensível, facilitando os sujeitos na navegação, acesso e uso dos materiais científicos presentes, além de unir gestão, conteúdos informacionais e usuários de forma eficaz. Face a isso, torna-se necessário os subsídios da Arquitetura da Informação que, sendo uma disciplina que compreende o desenho, o projeto, a estrutura de ambientes digitais, pode auxiliar no acesso e uso de conhecimento científico pelo sujeito num Repositório Institucional. O objetivo geral é investigar os Repositórios Institucionais a partir das dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação, considerando aspectos que direcionem a estruturação desses ambientes. Para seu alcance, tem-se os seguintes objetivos específicos: a) estudar as relações teóricas que podem ser adotadas a partir das pesquisas entre Repositórios Institucionais e Arquitetura da Informação; b) propor diretrizes que sirvam de guia para a Gestão de Repositórios Institucionais, com enfoque na Arquitetura da Informação de modo a minimizar possíveis embargos de interação; c) construir uma ferramenta que possibilite a avaliação de Repositórios Institucionais tanto para o nível da interface quanto para seus pressupostos dimensionais (contexto, conteúdo e usuário) a nível de funcionalidades e disposição de informações. Metodologicamente, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se configura nas dimensões epistemológica, política, teórica, técnica, ética e morfológica. Utiliza a pesquisa documental para analisar as Políticas de Informação dos Repositórios Institucionais das Universidades Federais brasileiras e das universidades portuguesas, com a finalidade de averiguar se esses documentos consideram a Arquitetura da Informação no projeto e manutenção desses repositórios. Realiza uma análise de conteúdo na literatura nacional e internacional que visa encontrar núcleos de sentido e estabelecer categorias que relacionem os Repositórios Institucionais e a Arquitetura da Informação. Com esses insumos, resulta em diretrizes norteadoras para a gestão desses ambientes informacionais digitais, com enfoque nas dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação e cria uma ferramenta destinada à sua avaliação. Considera que, com as diretrizes criadas, é possível nortear a tomada de decisão no âmbito do Comitê Gestor, da Política de Informação e das dimensões contexto, conteúdo e usuário da Arquitetura da Informação; e, com a ferramenta, o referido Comitê pode ter um instrumento prático que contribui para uma melhor estruturação da informação, dos ícones, da organização da interface, da interrelação com a identidade institucional, da disposição do conteúdo e, principalmente, na melhoria da interação entre a comunidade usuária e o Repositório Institucional.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS