PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: KARLA CRISTIANE DE OLIVEIRA MARCONE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA CRISTIANE DE OLIVEIRA MARCONE
DATA: 22/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 07 do Bloco de Pós-Graduação do CCSA
TÍTULO: Práticas Informacionais e a construção da resiliência informacional de mulheres vítimas de violência no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.
PALAVRAS-CHAVES: Resiliência Informacional. Práticas Informacionais. Violência Contra Mulher. Violência de Gênero, Centro de Referência Ednalva Bezerra.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Analisa como ocorre a etapa de orientação do processo de resiliência informacional das mulheres usuárias do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB) por meio das práticas informacionais empregadas no enfrentamento a violência contra mulher, em João Pessoa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva realizada a partir de um estudo de campo. documental quanto aos procedimentos, utiliza-se para coleta dos dados as fichas de cadastro elaboradas pelo CRMEB no atendimento das usuárias e a entrevista semiestruturada realizada com as funcionárias que estão inseridas nos atendimentos das usuárias. A análise dos dados foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo na busca por identificar os desafios informacionais enfrentados pelas usuárias acerca do enfrentamento sobre a violência contra mulher, assim como o mapeamento e verificação que corroboram com o desenvolvimento de práticas informacionais voltadas a orientação das mulheres em novos cenários informacionais através do processo da resiliência informacional, frente aos cenários de violência contra mulher. Observa-se como as práticas informacionais desenvolvidas e aplicadas pelo CRMEB no enfrentamento à violência contra as mulheres ocorrida cotidianamente atua como no processo de identificação da violência, promoção ao acesso a rede de serviços para manutenção e promoção da vida das mulheres fora do cenário da violência doméstica através do acesso aos seus direitos e condições para que consigam alcançar estratégias para sair do ciclo da violência. Conclui-se que o CRMEB por meio das práticas informacionais desenvolvidas no enfrentamento a violência contra mulher e no exercício e na garantia de seus direitos civis se apresenta como mediador na medida em que desenvolve a capacidade de orientar as mulheres à novos cenários informacionais que as capacitam ao desenvolvimento da resiliência informacional para enfrentamento a violência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 1140700 - FELLIPE SÁ BRASILEIRO
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Externo ao Programa - 2322713 - MARIA LÍVIA PACHÊCO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA DE ARAUJO SANTOS