PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LUCIANA ATAIDE DIAS SANTIAGO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA ATAIDE DIAS SANTIAGO
DATA: 18/03/2024
LOCAL: Prédio da Pós-graduação do CCSA - Mini auditório 1
TÍTULO: REINADO DE LUZIA TERESA: CONTOS INFOMEMORIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Contação de estórias. Memórias social. Informação e memória.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
RESUMO: A memória é a substância viva da literatura oral. A narradora, contadora de contos populares, conhecida por Luzia Teresa dos Santos, natural de Guarabira, Paraíba, nasceu na primeira década do século XX. Ela traz na sua memória as histórias que aprendeu na infância, sobre o mundo fantástico do ser humano do final do século XIX e início do século XX. O objeto de estudo dessa pesquisa são os contos populares de Luzia Teresa. Tem como objetivo geral construir o percurso literocultural e social da narradora Luzia Teresa com base nos vestígios infomemoriais contidas nos seus contos populares. Para cumprir o objetivo, serão analisados os indícios infomemoriais presentes nos contos da narradora, que estão no acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO, da Universidade Federal Paraíba - UFPB, constando de 242 (duzentos e quarenta e dois) contos populares, em fitas magnéticas. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica. Para aprofundamento no corpus emprega-se o método da arqueologia – que investiga as margens, o limiar entre o real e onírico, o que não foi dito, os enunciados ocultados; conjugado ao método indiciário – que procura os rastros infomemoriais com a sensibilidade para o discernimento de sua viabilidade. Pretende-se, com essa pesquisa, demonstrar que os contos populares de Luzia Teresa, espelho de séculos de ressignificações, com elementos sociais e traços autorais próprios da contadora, são territórios memorialistas dos mundos: real e feérico, que trazem no seu escopo vestígios infomemoriais. Como, também, demonstrar que os contos populares são de real relevância no contexto de informações sociais, contribuindo efetivamente para a área da Ciência da Informação e de forma incisiva nos estudos de memória.
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 293.421.983-68 - MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO - UFCA