PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DANIELLA ALVES DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA ALVES DE MELO
DATA: 27/03/2024
LOCAL: sala Virtual Google Meet
TÍTULO: A COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: uma análise acerca da Base Nacional Comum Curricular
PALAVRAS-CHAVES: competência crítica em informação; teoria crítica; pedagogia crítica; educação no Brasil; Base Nacional Comum Curricular
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: A educação no Brasil sempre esteve marcada pelo elitismo e pela exclusão. Mesmo após anos de atuação, o sistema escolar brasileiro continua estruturando-se de forma fragmentada e reproduzindo a divisão social de classes e a lógica capitalista de mercado. Nesse contexto, a Base Nacional Comum Curricular, documento de caráter normativo que regulamenta a Educação Básica no Brasil, se propõe a superar essa fragmentação contribuindo para o alinhamento das políticas nacionais de educação, visando a formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Desse modo, o objetivo geral desta tese é analisar se a Base Nacional Comum Curricular, atualmente o principal documento que rege a Educação Básica no Brasil, está orientada para a promoção de uma educação crítica que permita a construção da competência crítica em informação por parte dos estudantes do ensino médio. Para tanto, perseguiu-se os seguintes objetivos específicos: 1. Investigar o contexto histórico e os aspectos legais nos quais estão alicerçadas a educação brasileira e a Base Nacional Comum Curricular; 2. Mapear a presença das dimensões da competência crítica em informação na Base Nacional Comum Curricular, no que diz respeito a etapa do ensino médio; 3. Identificar, na etapa do ensino médio da Base Nacional Comum Curricular, possíveis lacunas em relação ao fomento das dimensões da competência crítica em informação; 4. Propor diretrizes para o ensino da competência crítica em informação para os estudantes do ensino médio. Para desenvolver está pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa, realizada a partir de análise documental, cuja fonte central foi a Base Nacional Comum Curricular, ao mesmo tempo em que se promoveu articulações com o referencial teórico da teoria crítica, da pedagogia crítica e da competência crítica em informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, na qual os dados foram analisados utilizando a análise temática de conteúdo, com as categorias sendo escolhidas a priori, a saber, as dez dimensões da competência crítica em informação. A pesquisa mostrou que, apesar da Base Nacional Comum Curricular apresentar competências e habilidades que se relacionam com algumas das dimensões da competência crítica em informação, ainda existem lacunas que precisam ser pensadas para que ela seja contemplada em todos os seus aspectos. De modo que, ao final da pesquisa, foram propostas diretrizes que podem orientar a atuação dos educadores na construção da competência crítica em informação pelos estudantes da Educação Básica brasileira, em especial do ensino médio.
Presidente - 3380685 - EDVALDO CARVALHO ALVES
Interno - 037.240.497-90 - ANNA CRISTINA CALDEIRA DE ANDRADA SOBRAL BRISOLA - UFRJ
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA