PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: LARISSA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA FERNANDES DA SILVA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: DIRETRIZES DE EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS PARA BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS BRASILEIRAS EM PERÍODO PANDÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: educação de usuários; biblioteca universitária; pandemia da Covid-19; serviço de referência.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Durante a pandemia da Covid-19, vivenciamos mudanças significativas na forma que em foram conduzidas as atividades do dia a dia, principalmente devido ao necessário isolamento social para diminuir o risco de contaminação. Diversos profissionais tiveram que realizar suas funções no ambiente online, inclusive, os bibliotecários. Diante desses acontecimentos, surgiram alguns questionamentos que deram origem à pesquisa:“Como se desenvolveram as atividades de Educação de Usuários nas bibliotecas universitárias federais brasileiras no período da pandemia da Covid-19? Quais as dificuldades enfrentadas pelos bibliotecários para desenvolver tais atividades?”. Buscando encontrar resposta a tais questionamentos elegeu-se como objetivo geral da pesquisa analisar como se desenvolveu a Educação de Usuários nas bibliotecas universitárias federais brasileiras durante o período pandêmico. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem mista. O universo da pesquisa são as bibliotecas centrais das universidades federais do Brasil e o instrumento de coleta de dados constituiu-se num questionário que se divide em três partes: a primeira acerca do perfil dos respondentes, a segunda sobre a biblioteca em que os bibliotecários atuavam e o serviço de referência e a terceira parte sobre a Educação de usuários. Tal instrumento foi elaborado no Google forms e aplicado aos (as) bibliotecário (as) de referência dessas bibliotecas. Para a análise dos dados quantitativos utilizaram-se cálculos estatísticos e para os dados qualitativos adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin.Visando delimitar o universo da pesquisa, realizou-se uma busca no portal do Ministério da Educação (e-MEC) para identificar o quantitativo de universidades federais do país, e, utilizando o filtro que definia aquelas com conceito institucional igual ou maior que 04, resultando 44universidades federais, ou seja, 44 bibliotecas. O questionário foi enviado para essas bibliotecas, obtendo-se o retorno de 31 participantes. Os resultados da pesquisa demonstraram que os bibliotecários, apesar das dificuldades enfrentadas e relatadas nas questões abertas, além da mudança abrupta para tentar entregar os serviços online, houve empenho em atender às necessidades de seus usuários por meio de treinamentos, capacitações, vídeo aulas, uso de redes sociais e plataformas digitais tanto para aplicar tais instruções quanto para os demais atendimentos. Conclui-se que as bibliotecas precisam ter um norte, ou seja, necessitam de diretrizes para otimização de seus serviços durante um período pandêmico, como também desenvolver de fato programas de educação de usuários por meio de uma comissão formada por bibliotecários para assim, tornar seus usuários competentes em informação.
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 337145 - MARIA ELIZABETH BALTAR CARNEIRO DE ALBUQUERQUE