PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ISLEDNA RODRIGUES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISLEDNA RODRIGUES DE ALMEIDA
DATA: 25/03/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Objetos de Aprendizagem como Dispositivos Informacionais para Pessoas com Síndrome De Down
PALAVRAS-CHAVES: Informação e tecnologia, objetos de aprendizagem, inclusão digital,pessoas com Síndrome de Down.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: Reflete sobre a inclusão digital de pessoas com Síndrome de Down (SD) como um dispositivo para minimizar as desigualdades sociais que ainda existem na sociedade. Um instrumento facilitador para a inclusão digital de pessoas com SD são as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), que são um conjunto de ferramentas, dispositivos e recursos digitais que visam facilitar a realização das atividades diárias das pessoas com deficiência. Dentre essas tecnologias têm-se os objetos de aprendizagem, definidos inicialmente como qualquer conteúdo digital voltado para a educação. Embora exista uma grande quantidade de objetos de aprendizagem produzidos e armazenados nos repositórios digitais ou disponibilizados na Internet, não há como identificar quais realmente podem contribuir com a aprendizagem das pessoas com SD, pois não existem repositórios digitais específicos que contenham objetos de aprendizagem direcionados para esse público-alvo, e tampouco foram encontrados trabalhos que avaliem a importância, a acessibilidade e a usabilidade desses no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com SD. Nesse sentido, a presente investigação propõe-se a responder a seguinte indagação: de que forma os objetos de aprendizagem contribuem para inclusão digital das pessoas com síndrome de Down? O objetivo geral da pesquisa é analisar os objetos de aprendizagem na perspectivada da inclusão digital das pessoas com Síndrome de Down considerando suas especificidades/necessidades. A pesquisa é embasada na hipótese de que as pessoas com Síndrome de Down apresentam especificidades/necessidades que precisam ser contempladas nesses objetos visando a inclusão digital dessas pessoas com vista a melhoria do aprendizado e da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. O campo empírico foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-JP. O método utilizado para o delineamento da pesquisa foi o Método Quadripolar constituído pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 11 pessoas com SD e foram analisados 5 objetos de aprendizagem, selecionados de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os dados foram coletados através da observação direta e após a avaliação de usabilidade e acessibilidade, conseguimos identificar vantagens e desvantagens de cada um dos OA, verificar quais aspectos precisam ser melhorados para que as pessoas com síndrome de Down possam realizar as atividades com autonomia, melhoria no aprendizado e principalmente de forma prazerosa e que, apesar de algumas falhas no seu desenvolvimento, podem auxiliar no aprendizado de pessoas com SD.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Interno - 1815427 - GISELE ROCHA CORTES
Interno - 1732392 - HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Interno - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ VECHIATO
Externo à Instituição - CÉSAR AUGUSTO CUSIN