PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCI)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC ROZAS RIOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC ROZAS RIOS
DATA: 19/06/2018
LOCAL: PPGCI - UFPB
TÍTULO: ANÁLISE DOS FLUXOS INFORMACIONAIS DOS PROCESSOS DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (PRA) DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: 1. Gestão da Informação. 2. Acesso e Transparência. 3. Fluxo Informacional. 4. Gestão de Processo. 5. BPM. 6.ISO/TR 26122.
RESUMO: Os processos de trabalho da Pró-Reitoria Administrativa (PRA) são essenciais para o sucesso administrativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Se a gestão dos fluxos de trabalho desses processos forem eficientes, pode-se oferecer a possibilidade de uma visão mais clara e abrangente do potencial informativo, um melhor controle e acompanhamento das atividades realizadas e a melhoria contínua dos processos de negócios da UFPB. Esta dissertação tem como objetivo principal analisar os fluxos dos processos de trabalho da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal da Paraíba, fundamentado na ISO/TR 26122 e no modelo de gestão de processos de negócio (BPM), questionando se esses processos ajudam à Gestão da Informação (GI) no tocante à transparência e o acesso das informações. Nessa perspectiva, Trabalha-se com o seguinte problema de pesquisa: Os fluxos dos processos de trabalho da Pró-reitoria Administrativa da UFPB estão favorecendo a GI, garantindo assim, à transparência e o acesso às informações? Traz como aporte teórico, conceitos sobre a Gestão da Informação, Fluxo informacional e a Gestão de Processos de Trabalho. Além disto, explora o método BPM (Business Process Management), com abordagens no BPMN (Business Process Model and Notation) e BPMS (Business Process Management Suite ou System). Relata a influência do gerenciamento do fluxo dos processos de trabalho, identificando razões e vantagens no seu mapeamento e padronização. Além da evolução, dificuldades e resultados.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1676516 - GRACY KELLI MARTINS GONCALVES