PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: CYRO VISGUEIRO MACIEL

DISCENTE: CYRO VISGUEIRO MACIEL
DATA: 04/11/2019
LOCAL: Sala DIAPROJ
TÍTULO: Universal.D – Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio ao Projeto Arquitetônico sob a Abordagem do Desenho Universal.
PALAVRAS-CHAVES: Desenho Universal; Projeto arquitetônico; Acessibilidade; Inclusão de usuários;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Conceitos de inclusão e acessibilidade estão sendo amplamente discutidos nos últimos anos e vem mostrando a verdadeira necessidade nas diversas áreas do conhecimento. Pessoas com deficiência são parte considerável da população brasileira e que com uma tendência de crescimento cada vez maior da população de idosos, consequentemente, no futuro haverá números elevados de pessoas com limitações, restrições ou mesmo com deficiências decorrentes a doenças relacionadas a idade. Uma das formas de promover a acessibilidade, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências permanentes ou temporárias é o Desenho Universal, que traz em seus princípios, diretrizes norteadoras para planejamento de projetos. A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma ferramenta de apoio ao projeto arquitetônico, visando a avaliação sob abordagem dos princípios de Desenho Universal, para auxiliar na tomada de decisões em diferentes fases de projeto. Partindo do pressuposto de que as legislações de acessibilidade exigem condições mínimas para tal, foi analisado, classificado e agrupado os conteúdos da principal norma brasileira de acessibilidade em edificações. Estas análises possibilitou a construção da ferramenta Universal.D, que traz em seu conteúdo orientações para o desenvolvimento de projetos, bem como a possibilidade de análise de projeto em qualquer fase de desenvolvimento, sob a abordagem do Desenho Universal. A ferramenta foi submetida a testes com estudantes de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os testes da construção desta ferramenta ocorreu em quatro momentos: o primeiro foi utilizado questionários para identificar lacunas no conteúdo e na interface gráfica; no segundo momento foi realizado um grupo focal para análise detalhada dos elementos que compõe a ferramenta – conteúdo, ilustrações e instruções de uso na interface gráfica; o terceiro analisou as orientações projetuais da ferramenta por meio de simulações de situações de projeto; o último momento analisou as verificações de projeto e os resultados apresentados pela ferramenta. Os testes possibilitaram o refinamento da ferramenta que foi validada pelos estudantes. A Universal.D mostrou ser uma ferramenta promissora e eficiente para a conscientização do projetista, seja no desenvolvimento de projetos, na avaliação de projetos em andamento e projetos concluídos, ou mesmo na análise de edificações já existentes. Os principais destaques dos participantes do estudo foram a linguagem simples e o foco no usuário do edifício, trazidos pela ferramenta. Percebe-se que ainda há um grande caminho a ser percorrido para a utilização efetiva da ferramenta, como ampliar a amostragem de testes para profissionais atuantes no mercado de trabalho e a migração para plataformas web, e de aplicativos, para ampliação do alcance da ferramenta. Por fim, ressalta-se a importância de mais estudos sobre Desenho Universal, para produzir conhecimento e ferramentas para serem utilizados por projetistas, considerando tal conceito como um norteador no desenvolvimento de projetos.
Externo ao Programa - 1562374 - ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
Interno - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA