PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7913

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA DE ALBUQUERQUE SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA DE ALBUQUERQUE SILVEIRA
DATA: 28/03/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala DECA/DA CT
TÍTULO:

IMPACTO DA VERTICALIZAÇÃO PREDIAL E DENSIFICAÇÃO POPULACIONAL NA QUALIDADE DO ESPAÇO RESIDENCIAL: UM ESTUDO NO BAIRRO DE TAMBAÚ, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade de vida, qualidade do espaço residencial (QER), qualidade do espaço da habitação (QEH), verticalização predial, adensamento populacional.


PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
RESUMO:

Essa pesquisa tem como tema uma análise do impacto do processo de verticalização predial e densificação populacional na qualidade do espaço urbano residencial. Tem como objeto empírico um duplo recorte espacial da cidade de João Pessoa-PB: o bairro de Tambaú, localizado na Zona Leste da cidade, e quatro subunidades do mesmo bairro, representadas por quatro quarteirões. O seu objetivo é analisar esse impacto do processo de verticalização predial e adensamento populacional na qualidade do espaço residencial, observando as suas implicações para a área estudada ao longo do ano de 2011. Utiliza-se como referencial teórico uma série de conceitos-chave, como: qualidade, espaço urbano, verticalização, adensamento, entre outros. A pesquisa tem como base metodologia de avaliação a utilização da ferramenta QER (Qualidade do Espaço Residencial) sob os aspectos da qualidade do espaço da habitação, na qual são feitas analises dos quatro quarteirões em estudo através da utilização dessa ferramenta.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA